Categoria: Stock Car
|
17 de junho de 2005 19:46

Burti e Neto sofrem com desgaste de pneus

Os treinos para a 3.ª etapa da temporada 2005 do Brasileiro da Stock Car V8 começaram bem quentes no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Pilotos e equipes enfrentaram um forte calor, com a temperatura ambiente beirando os 30°C enquanto a temperatura do abrasivo asfalto carioca quase ultrapassou os 50°C. No final do dia, o melhor tempo ficou com o campeão de 2003 David Muffato (1min55s642) seguido de Thiago Camilo (1min55s824). Cacá Bueno, vencedor das duas primeiras etapas do ano, foi o 9.° colocado (1min56s523).

E o calor, aliado ao asfalto abrasivo em Jacarepaguá, acabou atrapalhando os pilotos da Equipe Eurofarma RC Competições Luciano Burti e Antonio Jorge Neto – 28.° (1min57s955) e 21.° colocado (1min57s127), respectivamente. Mas o principal problema foi a falta de pneus em boas condições para os treinos livres oficiais. O fato dos dois pilotos terem ido bem nas duas primeiras etapas do ano (Burti foi terceiro em São Paulo e Neto o segundo em Curitiba) diminuíram as chances de acerto para a etapa carioca.

“O problema principal é essa falta de pneu. A pista desgasta demais. Você trabalha no acerto, vai para a pista e o pneu desgasta muito e acabamos perdendo a referência para trabalhar”, explica Antonio Jorge Neto, que no ano passado registrou a pole position (1min56s160) na etapa carioca da Stock Car V8. “Com pneus bons, o carro responde bem. Acaba facilitando a vida daqueles pilotos que abandonaram no início a corrida de Curitiba, porque os pneus estão melhores”, completou o piloto da Equipe Eurofarma RC Competições.

Rosinei Campos, o Meinha, chefe da Equipe Eurofarma RC Competições, também não ficou contente com o desempenho dos carros na pista carioca. “Começamos bem os treinos, fizemos alguns testes, mas acabamos voltando para o início. Não evoluímos nada”, explicou Meinha. “Agora vamos repassar as informações na reunião da equipe e decidir que caminho iremos tomar para o treino de classificação amanhã”, completou Meinha, que disse que câmbio e motor, além de outros componentes, serão trocados nos carros da Equipe Eurofarma RC Competições.

Luciano Burti, também da Equipe Eurofarma RC Competições, teve seu primeiro contato com a pista carioca guiando um stock car. “Hoje particularmente era um dia para que eu pudesse aprender a pista durante os treinos. O que posso dizer é que o traçado é difícil. A pista, além de longa, tem um nível de aderência baixo. Os pneus duram pouco e dificulta o aprendizado”, explicou Burti, que quando exercia a função de piloto de testes na Ferrari tinha como uma das especialidades testar os pneus do time italiano.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.