Categoria: Stock Car
|
6 de maio de 2003 19:55

Pneus importados chegam ao Brasil

Os pneus italianos que vão equipar os carros da Stock Car já

chegaram ao Brasil. Desde o último dia 2 de maio, dois contêineres com 1040 pneus, metade dianteiros e metade traseiros, já estão no porto de Santos aguardando liberação alfandegária, que deve acontecer, no máximo, até a próxima sexta-feira. Os novos pneus Pirelli trazem tecnologia mais moderna do que os nacionais usados até a prova de Interlagos, a terceira etapa da temporada de 2003. Os pneus italianos são fabricados com composto que permite um rendimento mais linear para os Stock Car V8.

“A principal diferença entre os pneus fabricados aqui no Brasil e os

italianos está no composto, pois a estrutura é, basicamente, a mesma. A matéria prima utilizada na confecção poderia ser importada sem problema, mas ainda não temos o processo de fabricação”, disse Kaio Machado engenheiro de desenvolvimento de produto da Pirelli.

Pelo menos até o início da temporada de 2004 do Campeonato brasileiro de Stock Car, os pneus continuarão a vir de Milão, na Itália. Depois, a intenção da empresa é se equipar e fabricar em São Paulo os pneus da mais disputada categoria nacional. De acordo com o engenheiro Kaio, esses pneus que vão equipar os Stock Car são os mesmos usados na categoria Ferrari Challenger e em algumas provas de longa duração disputadas na Europa.

“Já para a abertura da temporada de 2004 os pneus voltarão a ser

brasileiros, pois vamos trazer o maquinário adequado para fabricá-los. Devido à herança da Fórmula-1, os italianos estão mais na frente do que nós”, explicou Machado.

Para o especialista da Pirelli, uma das principais vantagens dos pneus importados da Itália será a durabilidade.

“Se as equipes usavam dois jogos de pneus nacionais, vão poder utilizar somente um dos italianos, que têm desgaste reduzido e perdem menos rendimento”.

De acordo com os quatro pilotos que testaram os novos pneus, os carros ganham muito em performance. Na pista de Interlagos, todos melhoraram cerca de três segundos nos tempos somente com uso do novo pneu. O tricampeão Chico Serra, seu companheiro na WB-Texaco, Alceu Feldmann, Guto Negrão (Medley Genéricos) e Carlos Alves (Carlos Alves Competições), foram, até agora, os quatro que andaram com os novos pneus. Todos confirmaram a sensível melhora de rendimento.

“Estamos falando de cerca de três segundos em Interlagos, uma diferença muito grande e que na última prova na mesma pista ficou entre os 30 primeiros pilotos do grid de largada. A principal característica desse novo pneu é a constância”, disse Chico Serra.

Estas constatações foram feitas depois de o tricampeão da Stock Car V8 dar algumas voltas com um jogo de pneus usados. Experiente, Chico Serra afirma que com os pneus italianos as exigências passarão a ser maiores ainda.

“Teremos um acerto novo e, como o limite dos pneus é mais alto, cresce também a exigência dos pilotos, que sofrerão maior desgaste físico”.

A Stock Car Brasil tem organização e promoção da Vicar Promoções, com

comercialização da Sports Momentum, supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e apoio das federações estaduais. Os patrocínios são da GM e Pirelli e co-patrocínio da Medley e Repsol.

Mais Informações no site www.stockcar.com.br.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.