Os pilotos e equipes já estão prontos para a oitava etapa da Stock Car, que será disputada neste final de semana, em Campo Grande. Mas se a vontade de acelerar já é grande antes mesmo do início dos treinos, quem já venceu na pista sul-matogrossense revela que o segredo para o sucesso neste autódromo é justamente saber dosar a ansiedade e valorizar a paciência.
Foi com essa tática que o paulista Beto Giorgi (NEC/Vipal/Pneuac) conseguiu assegurar a vitória na única prova disputada nesta pista no ano passado. Largando na quinta posição, o piloto soube atacar no momento certo e esperar o erro de seus adversários para subir no topo mais alto do pódio, que marcou sua arrancada na luta pelo título daquele ano, quando esteve na briga até a última etapa do ano, em São Paulo.
“O autódromo de Campo Grande foi inaugurado recentemente e a pista não tem muito emborrachamento, além da região ter muita poeira, o que torna as saídas de pista bastante freqüentes. Por isso, andar no limite pode ser arriscado e, assim, mais do que nunca o piloto precisa ter muita paciência se quiser chegar na frente”, revela Giorgi.
Isso não quer dizer que o sucesso para a vitória em Campo Grande tenha a ver com a apatia. Pelo contrário: segundo o piloto da equipe NEC, é preciso saber o momento certo para atacar para não se distanciar muito da vitória.
“No ano passado, fiz uma primeira volta agressiva e pulei da quinta para a terceira posição. É preciso arriscar, mas sem colocar muito o carro fora do traçado, pois aqui, qualquer saída do trilho pode significar uma rodada ou até um abandono”, completa Giorgi.
Amanhã, serão disputadas as primeiras sessões de treino livre para a prova, marcada para o domingo, às 13h (12h no horário de Brasília).