A chegada dos novos pneus importados da Pirelli, que deve tornar a Stock Car entre dois e três segundos mais veloz, deve ser acompanhada de uma sessão extra de treino na próxima etapa da categoria, no dia 25, no Rio de Janeiro. Essa é a opinião de Beto Giorgi (NEC do Brasil/Vipal), que representa seus colegas como presidente de Associação dos Pilotos.
Os pneus já chegaram ao Brasil no início deste mês, vindos diretamente de Milão, na Itália. A organização da Stock Car apenas aguarda a liberação da alfândega no porto de Santos (SP) para a confirmação da utilização dos novos compostos já em Jacarepaguá.
“A aderência proporcionada por esse novo pneu vai alterar bastante o acerto do carro. É preciso que haja um treino extra antes da prova para que as equipes entendam bem como funciona o novo composto”, explica Giorgi. “A organização da Stock Car já ouviu os pilotos e aprovou a decisão de fazer uma sessão especial na primeira prova que utilizará os pneus italianos. Se realmente for no Rio de Janeiro, nossa sugestão é que essa sessão aconteça na quinta-feira ou na manhã de sexta-feira”, completa.
A expectativa é que o pneu torne a categoria mais rápida, mas a principal vantagem do novo composto não é proporcionar melhores tempos em uma volta lançada de classificação. Pelas primeiras impressões dos pilotos que testaram o modelo, o Pirelli italiano também tem maior durabilidade e permite manter voltas rápidas mesmo depois de um bom tempo de uso.
Nas primeiras provas com o novo pneu, alguns times poderão se beneficiar caso entendam melhor como o composto se adapta ao Vectra V8, como explica Beto Manzini, chefe da equipe Manzini/NEC do Brasil “Pode ser que haja algumas surpresas, pois, como o equilíbrio na Stock Car é muito grande, qualquer diferença que uma ou outra equipe ache com o composto importado pode significar um avanço de cinco ou até dez posições no grid de largada, por exemplo”, conta Manzini.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.