Chegando a Curitiba em 15º na classificação do campeonato, Hoover Orsi sabe que precisa de um resultado forte na corrida deste sábado, no anel externo do circuito paranaense, para manter vivas suas esperanças de classificação ao playoff. E o primeiro passo rumo ao retorno aos top-10 na pontuação foi dado nessa sexta-feira pelo piloto da Red Bull Racing, que colocou seu Volkswagen Bora #12 na quarta colocação do grid para a sétima etapa da Copa Nextel Stock Car.
O companheiro de Hoover na Red Bull Racing, Daniel Serra, foi afetado por um problema que atormentou o sul-mato-grossense no início da temporada: a inconstância nos jogos de pneus. Serrinha foi “abençoado” com um jogo de fabricação mais antiga do que o de vários outros ponteiros. O resultado foi um tempo menos de seis décimos de segundo atrás do líder, porém suficientes para relegar o piloto do VW Bora #29 à 31ª posição no apertado grid curitibano, liderado por Pedro Gomes (L&M Racing).
“É bom voltar ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído”, admitiu um aliviado Hoover. “Trabalhamos bastante no carro nas últimas semanas e acho que isso se refletiu. Também foi uma classificação mais tranqüila, sem bandeiras vermelhas ou chuva, e isso evidentemente ajudou. Estou com a vida um pouco mais facilitada para amanhã. Pretendo fazer uma largada limpa e me manter entre os primeiros. São 52 voltas de corrida e muita coisa pode acontecer.”
Serrinha, por sua vez, tentará fazer uma prova em busca de pontos amanhã. O paulistano é atualmente o décimo no campeonato, empatado com Valdeno Brito.
“Estou tomando um pouco de motor nas retas e não descobrimos exatamente o porquê; amanhã teremos um motor novo”, explicou. “Independente disso, não conseguimos um bom acerto para esse jogo de pneus. Mas como estamos largando atrás, podemos arriscar um acerto mais ousado para tentar chegar na zona de pontuação na corrida”.
Para o chefe de equipe da Red Bull Racing, Amir Nasr, o resultado de Serrinha está diretamente ligado aos pneus: “Sem dúvida o que deixou o Daniel nessa situação foram os pneus. A diferença do jogo dele para os de fabricação mais recente, pelos nossos cálculos, é de cerca de três décimos, que teriam sido suficientes para colocá-lo entre os dez.
“Já o Hoover finalmente conseguiu ter um pouco de sorte e voltar ao que nós sempre consideramos normal. Mantendo essa posição amanhã, estaremos novamente na briga pelos play-offs”.