As duas vitórias seguidas do paranaense David Muffato em três etapas da Stock Car V8, além de alçar o piloto da Equipe Repsol à vice-liderança do campeonato, serviram para colocar o minúsculo município catarinense de Timbó no mapa do automobilismo brasileiro. Pouco conhecida além das fronteiras do estado, apesar de ter figurado na 10ª colocação do País no ranking da ONU entre as cidades de melhor desenvolvimento humano entre 1991 e 1998, Timbó é sede da Boettger Competições, capitaneada por Ereneu Boettger. O time vem sendo patrocinado pela petroleira de capital espanhol há três anos e nesta temporada conta com Raul Boesel como companheiro de Muffato.
Localizada no nordeste de Santa Catarina, Timbó dista 162 quilômetros da capital Florianópolis. O nome Timbó origina-se de uma planta abundante na região, da qual os indígenas utilizavam a raiz para a pesca. Ocupa área de 162 km2 e tinha população de 26.497 habitantes, de acordo com o censo de 1996. Desse total, 80,5% estavam concentrados na parte urbana e os restantes 19,5% na zona rural. Foi fundada em 12 de outubro de 1869, por imigrantes alemães liderados por Frederico Donner, e elevada a município em 25 de março de 1934. A colonização italiana, iniciada anos mais depois da fundação, ganhou impulso. Hoje, descendentes de alemães, majoritariamente oriundos da Pomerânia e de Hamburgo, e italianos, na maioria originários de Trento, dividem quase rigorosamente em 50% para cada lado o total da população de Timbó. A maior parte dos membros da Equipe Repsol tem ascendência germânica.
Ainda de acordo com dados do último censo, o PIB de Timbó era de R$ 271 milhões, com renda per capita de R$ 10.226,00. Na composição do PIB, 5% eram derivados do setor primário, 80% do setor secundário e 15% do terciário. A arrecadação do ICMS correspondia a 0,68% do volume global de Santa Catarina, o que colocava Timbó em 16º lugar na lista dos municípios que mais contribuíam para os cofres do estado.
Como é natural num estado que não dispõe de um autódromo permanente, Ereneu Boettger iniciou sua ligação de mais de 30 anos com o automobilismo em pistas de terra. Aos poucos, foi expandindo seus horizontes. Participou do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos na década de 80 e das Mil Milhas Brasileiras. Entre os pilotos da Stock Car que já passaram pela equipe destacam-se Ingo Hoffmann (Mil Milhas), Chico Serra (Marcas e Pilotos) e Alceu Feldmann, que correu no primeiro ano do novo chassi (2000). Antes das vitórias de Muffato em Campo Grande e São Paulo, a equipe havia comemorado o 1º lugar em Tarumã em 2001 com Paulo Gomes. Apesar de nascido em Cascavel, Muffato reside atualmente no Balneário Camboriú, em Santa Catarina.