Etapa de Curitiba pode definir campeão

Os treinos da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 começam nesta sexta-feira no autódromo Internacional de Curitiba. Esta etapa, a terceira a ser disputada na capital paranaense, pode definir David Muffato como campeão de 2003. Líder da competição, Muffato tem 138 pontos contra 111 de Ingo Hoffmann, 109 de Cacá Bueno, 101 de Guto Negrão e 92 de Antonio Jorge Neto, todos com chances matemáticas de chegar ao título. Se vencer pela quinta vez no ano, David comemora o título independentemente dos resultados dos adversários. Ele garante estar tranquilo.

“Os números mostram que quem tem de estar preocupado e tenso não sou eu e sim meus adversários. O pior que pode me acontecer nesta etapa é não marcar pontos e o Ingo vencer. Se essa catástrofe ocorrer, ainda assim sairei como líder, com dois pontos de vantagem”, disse David fazendo as contas dos dois descartes obrigatórios para todos os pilotos.

O experiente Ingo, 12 vezes campeão da categoria que nesta temporada completa 25 anos, também procura desconversar sobre o assunto. Aos 50 anos, ele usa os quase 40 nas pistas para demonstrar calma.

“Eu já ganhei 12 vezes e se conquistar mais um título, vai ser menos de 10% das minhas conquistas. Agora, para os outros será o primeiro, o que significa 100%. Por aí, imagine quem deve estar tenso e preocupado?”, indaga Ingo.

Cacá Bueno, terceiro colocado no campeonato, cita a matemática como seu principal adversário, mas nem assim desanima e promete correr atrás das vitórias em Curitiba e no próximo dia 30 de novembro, no encerramento da temporada em Interlagos. Guto Negrão também sabe que não depende somente de seus resultados e cita a conquista de Paulão Gomes em 1979 como exemplo de que um título pode ser conquistado mesmo com uma série de fatores contrários.

“O Paulão precisava vencer e contar que vários outros pilotos não marcassem pontos e deu tudo certo. Por que não pode acontecer o mesmo comigo agora?”.

Na Stock Car Light, com 100 pontos em jogo nas quatro provas das duas rodadas duplas restantes, as chances de ficar com o título estão mais para o líder Luís Carreira Jr. que tem 254 pontos, para o vice-líder Wellington Justino, com 232 e para o carro a dupla Diogo Pachenki/Thiago Cecco, que tem 211.

Carreirinha tem feito da regularidade fator determinante para se manter na frente do campeonato. Ele ganhou três provas na temporada contra oito vitórias de Justino, que não participou da primeira rodada dupla do ano.

A equipe do carro campeão da Stock Car Light vai receber desconto de 50% no aluguel do motor Chevrolet V8 em 2004, além de pneus grátis para toda a temporada. O campeão da Stock Light também vai ganhar de prêmio um Astra GSI 0KM, o segundo colocado no final do ano leva um Celta e o terceiro colocado um cheque de R$ 10 mil.

Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com comercialização da Sports Momentum s supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e os co-patrocínios de Medley e Repsol.