Dunas radicais na Copa Troller Nordeste neste sábado

Totalmente radical, com descidas íngremes em dunas. Essa é a prova que Arnoldo Jr., diretor técnico da Copa Troller Nordeste, preparou para a quinta e última etapa da temporada, que será disputada neste sábado, de Fortaleza a Beberibe, na costa Leste do Ceará, por cerca de 80 equipes de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Brasília, além das cearenses. Mas só para os experientes competidores da categoria Graduados. Para as equipes da Novatos e da Expedition, nada de ladeiras bravas, só dunas e boas pegadinhas de navegação.

“Nessa etapa, chamada Praias, nós vamos ter areia, dunas, morros, mato rasteiro com lama e estradões”, conta Arnoldo. “Para a Expedition, a navegação não será muito complicada, pois estamos com mais carros do que o normal nessa categoria criada para quem está dando os primeiros passos em off-road. De forma geral, a prova vai exigir muita atenção dos pilotos e muita atenção às marcações nas dunas, que estarão todas sinalizadas.”

A largada do rally de regularidade, que terá total de cerca de 180 quilômetros, começará às 9 horas de sábado, na Avenida Beira-Mar, em frente ao Clube Náutico, em Fortaleza, com os carros saindo um a um para um trecho de deslocamento inicial de 100 quilômetros, até o município de Beberibe, passando por Cascavel. Virão então os trechos com média de velocidade imposta nas localidades de Morro Branco, Sucatinga, Lagoa do Uruaú, e Praia das Fontes, onde a prova será encerrada.

SHOW ENCANTADO

Nesse cenário paradisíaco da Praia das Fontes, com o palco montado em frente ao Hotel das Falésias, a festa de da Copa Troller Nordeste 2003 será encerrada com show de Ricardo Chaves aberto ao público, a partir das 19h30 deste sábado. O músico baiano está feliz com a oportunidade de cantar simultaneamente para a comunidade e para encerrar um evento da marca da qual é concessionário em Salvador. Só lamenta não poder também enfrentar as dunas.

“Eu vou me sentir encantado por fazer esse show, juntando minhas duas atividades profissionais, cantando, como faço há 23 anos, e em um evento da Troller, marca que represento em Salvador há pouco mais de um ano. Será mais divertido do que o normal ter o público vibrando e a galera da Copa Troller comemorando o fim da prova e da temporada. Espero que o espírito da trilha se incorpore ao espírito do show!”, entusiasma-se Ricardo Chaves.

Ele está atento à liberação do calendário da Copa Troller para 2004, pois quer logo reservar uma data em sua agenda, eliminando o probleminha que o impediu de participar de uma das provas até agora. “Há anos, eu vi o Troller na ruas, sempre tinha um no aeroporto de Fortaleza, logo que saiu, eu ia direto lá, e me apaixonei. Pedi à minha produção que arranjasse um para eu usar quando estivesse na cidade, acabei conhecendo o Pedro Carapeba, da Trilha Fort, a concessionária de Fortaleza, e me tornando sócio dele na Trilha Salvador”, conta o artista. O obstáculo a superar é o pouco tempo livre entre os shows para curtir mais o Troller em trilhas.

ALIMENTOS X BICICLETAS X TROLLER

Além de esportividade e festa, a Copa Troller tem seus viés social, com a doação dos alimentos obtidos como pagamento da inscrição – 30 kg por equipe. A prefeitura de Beberibe, que apóia a realização do evento, está somando esforços, e iniciou a coleta de alimentos entre a população local para juntar aos arrecadados pela prova. “Para cada quilo de alimento doado, o cidadão ganha um cupom e concorrerá ao sorteio de duas ou três bicicletas”, conta o prefeito Orlando Facó. Os alimentos serão doados à população carente da cidade, no Natal do Programa Fome Zero, coordenado localmente pela Secretaria de Cidadania e Ação Social de Beberibe, que os distribuirão à população mais carente da cidade.

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

A programação da etapa Praias da Copa Troller Nordeste será aberta na noite desta sexta-feira, na Trilha Fort, concessionária Troller em Fortaleza, com coquetel e reunião de briefing a partir das 19 horas. (Veja agenda completa abaixo.)

APOIO E PATROCÍNIO

A Copa Troller – composta pela edição do Nordeste, com cinco etapas, e por uma versão Sudeste, com seis provas, sob coordenação nacional de Jaqueline Araripe – conta com patrocínio máster da Ipiranga e da Semp Toshiba, co-patrocínio da MWM, fornecedora dos motores do Troller T4 Diesel e do jipe militar Troller T4-M, além do apoio da Lubrizol do Brasil, fornecedora de insumos da Ipiranga, do Banco Dibens, que financia compra de veículos, e da Adventure Gears, grife paulista especializada em roupas para esportes radicais.

Esta etapa da Copa Troller Nordeste tem apoios locais da prefeitura de Beberibe, TAM Viagens, Goodyear, Schincariol, com a marca Nova Schin, Hotel das Falésias, e Trilha Fort, concessionária Troller em Fortaleza, cujo diretor, Pedro Carapeba, coordena a competição localmente.