O atual campeão David Muffato (Repsol) será o primeiro piloto a conhecer a nova “cara” da Stock Car, inspirada no Astra sedan de rua. A modificação, concebida com a idéia de reforçar o aspecto esportivo da categoria, deixará os carros com um visual bem diferente em comparação com o Vectra. Será a quarta geração da Stock Car, desde a sua criação em 1979. O modelo inicial foi o Opala, que só seria substituído pelo Omega em 1994. O Vectra, introduzido em 2000 sobre um chassi tubular especialmente desenvolvido para as pistas, foi o carro com vida mais curta nos 25 anos de história da modalidade.
Muffato foi escolhido para receber a primeira carenagem por ser o detentor do título de pilotos e também em função da localização da sua equipe. Os organizadores da Stock Car contam com um grid de 35 carros nesta temporada, cuja abertura está marcada para 28 de março, em Curitiba. A Repsol está baseada em Timbó, no interior de Santa Catarina, e a distância em relação a São Paulo, onde a carroceria está sendo produzida, também foi levada em consideração.
Vencedor de quatro das 12 etapas de 2003, Muffato aplaudiu a mudança. “O apelo esportivo será realçado. O Vectra desempenhou papel importante, mas a sua aparência estava um pouco conservadora. O Astra vai corrigir essa situação”, acredita. As novidades da Stock Car em 2004, no entanto, não se limitarão à aparência. Novos freios a disco, fabricados com materiais nobres e que proporcionarão melhor ventilação, tornarão as freadas mais eficientes e reduzirão o consumo do sistema. As rodas serão mais leves e os pneus dianteiros e traseiros passarão a ter as mesmas medidas. “Será possível fazer um rodízio e otimizar a utilização dos pneus”, lembra Muffato.
Cada piloto passará a dispor de seis pneus novos por etapa, contra os quatro limitados até então pelo regulamento. “O ideal seriam dois jogos completos, mas não deixa de ser um avanço”, reconhece Muffato. Os motores V8, com 450 cavalos de potência, também serão renovados. “A ZF, que responsável pela manutenção, já recebeu um lote de motores 0K. A primeira geração desses motores estreou em 2001 e, como é natural, vinha apresentando sinais de desgaste.”
Rejuvenescida, a Stock Car só será vista na semana da primeira prova do calendário por causa da virtual impossibilidade de se entregarem a tempo todas as carrocerias para montagem e pintura. Se houver possibilidade, um treino coletivo será marcado para o Circuito Raul Boesel, na capital paranaense, no dia 24 de março. Caso contrário, a estréia ocorrerá nos treinos oficiais do dia 26.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.