O desgaste excessivo dos pneus importados levou as equipes do
Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 a solicitarem o remanejamento dos treinos programados para a próxima sexta-feira em Londrina, onde no próximo final de semana será disputada a quinta etapa da temporada. O pedido foi feito pelas equipes ao promotor Carlos Col, diretor da Vicar, que concordou. No entanto, os treinos da Stock Car Light, que terá sua segunda rodada dupla no Autódromo Ayrton Senna, estão mantidos. A Stock Light usa pneus nacionais fabricados pela Pirelli.
“Esse pedido foi feito em função do grande desgaste apresentado pelos pneus italianos no Rio onde, além de a pista ser bastante abrasiva, não estava sendo usada e ficou sem emborrachamento. As equipes teriam três treinos de 45 minutos na sexta-feira e terão dois de uma hora no sábado”, disse Col.
No final de semana, cada equipe tem direito a lacrar dois jogos de pneus usados e um novo. Os jogos usados são utilizados nos treinos e o novo é colocado no carro somente na classificação e mantido para a corrida de domingo. Esses pneus da corrida anterior serão usados nos treinos da próxima etapa, quando a equipe adquire mais um jogo novo.
Para David Muffato, líder do campeonato e vencedor das três últimas
corridas da Stock Car V8, essa é uma questão de menor importância, pois ele garante estar concentrado somente em se manter na frente da classificação da mais concorrida e disputada categoria nacional.
“Vou para Londrina pensando no campeonato e no Ingo, que é o vice-líder, pois minha diferença para o Cacá Bueno, o terceiro colocado, está boa. Se largar na frente do Ingo e terminar na frente dele, estará bom”, disse Muffato.
Mesmo depois de três vitórias consecutivas (Campo Grande, Interlagos e Jacarepaguá), David afirma que seu carro deve ficar em condições ideais somente em Londrina.
“Para ficar do jeito que eu quero, já falei com o Ereneu Boettger (chefe da Equipe Repsol-Boettger) que só faltam pequenos detalhes para ficar 100%. Estarei em Londrina com esse peso positivo de ser líder do campeonato e sei que todos estarão mirando em mim. Isso é bom, pois vai me dar ânimo para acelerar mais ainda”.
Muffato, que em Campo Grande conquistou sua primeira vitória na Stock Car V8, gosta de correr na pista da cidade paranaense, que tem uma mescla de trechos velozes e travados.
“Participamos dos treinos coletivos em Londrina e o Raul Boesel foi mais veloz do que eu, mas temos um bom acerto para a pista. Não estou indo para quebrar recorde de vitória nem nada. Vou com os pés no chão, mas se deixarem eu ganho mais uma”, brincou.
Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com comercialização da Sports Momentum e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Medley e Repsol.