A cada dia mais a Stock Car se torna excelente opção para a profissionalização de jovens pilotos brasileiros. Luis Carreira Jr., Wellington Justino, Mateus Greipel, Thiago Marques, Thiago Camilo e Pedro Gomes, entre outros, passaram pela hoje Stock Car V8 Light e estão na Stock Car V8, a mais concorrida e disputada categoria do automobilismo nacional. Depois de Daniel Landi, que saiu da F-3 Sul-Americana para entrar na V8 Light, agora foi a vez de Henrique Favoretto alinhar no grid. Com passagens pela Fórmula-3 Sul-Americana e experiência internacional na F-3 Inglesa, Favoretto, de 23 anos, terá seu primeiro contato com carros de Turismo.
“Meus patrocinadores viviam me perguntando por que eu não corria na Stock Car. A categoria é bem divulgada, é a principal do País e agora vou tentar a profissionalização por aqui”, disse Favoretto, que tem os patrocínios de Assis Plaza Shopping, Royal Loteadora e Auto Posto Portelão.
Nascido em Londrina, o paranaense Henrique Favoretto será o único piloto da Lopez Matiazi Racing, uma equipe criada pelo brasileiro Márcio Matiazi e que terá dois uruguaios como engenheiros, os irmãos Pablo e Mico Lopez. Enquanto Pablo tem experiência com monopostos, Mico esteve até há pouco tempo na Action Power, equipe que disputa o Campeonato Brasileiro de Stock. Mesmo sem nenhum contato com o Stock Car V8, Favoretto se diz empolgado.
“Ainda não sentei no carro, mas espero andar bem. O Mico me deu algumas dicas, sei que a tocada é um pouco diferente dos monopostos, que estou acostumado, mas espero andar na frente e meu objetivo é terminar entre os cinco primeiros da temporada”, explica Favoretto que vai colar no carro o distintivo do Londrina Esporte Clube, seu time do coração.
Objetivos elevados para piloto e equipe novos numa categoria que em algumas provas de 2003 teve mais de 20 pilotos no mesmo segundo na briga pela pole position e que chegou na última prova do ano com quatro lutando pelo título de campeão, conquistado por David Muffato.
“O bom de tudo isso é que a Stock Car abriu a porta para a profissionalização aqui no Brasil. O que dificulta os pilotos no exterior é o dinheiro e a Stock Car ajuda a atrair patrocinadores e facilita a formação dos jovens pilotos”, completou Favoretto.
Além de se garantir na Stock Car V8, Henrique Favoretto também vai continuar a correr na Fórmula-3 Sul-Americana, a mais tradicional categoria continental. Ele diz já estar 90% acertado com a Bassani Racing.
“Fiquei muito contente ao saber que nenhuma prova da F-3 Sul-Americana vai bater com as da Stock Car. Vou poder correr nas duas. Será uma temporada maravilhosa”, disse o empolgado piloto.
Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.