Jorge Neto é oitavo em corrida de muitos abandonos

O carioca Cacá Bueno venceu neste domingo (28) a etapa de abertura da Stock Car Brasil, realizada no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba (PR). Ele largou na pole position e chegou a ser pressionado por Guiliano Losacco nas primeiras voltas, mas correu com tranquilidade após abrir vantagem sobre o segundo colocado na parada para reabastecimento. A primeira prova do ano teve muitos abandonos e boas surpresas, entre elas a quinta posição obtida por Ricardo Maurício em sua corrida de estréia.

A etapa de abertura da Stock Car não foi boa para os pilotos da Equipe Medley Genéricos, que tinham expectativas de andar na frente depois de dominarem os treinos extras desta semana, no circuito completo do Autódromo de Curitiba. Guto Negrão chegou a trocar de motor durante o fim de semana para tentar melhorar o desempenho do carro, e vinha no pelotão da frente até ser tocado por Ingo Hoffmann. Voltando à pista, ele abandonou por quebra na caixa de direção.

Antonio Jorge Neto, que tinha quebrado o recorde extra-oficial do circuito completo na quinta-feira, foi o oitavo colocado. “Meu carro estava bem acertado, mas no anel externo a potência do motor conta muito mais que o equilíbrio do equipamento. Nosso contorno de curvas era bom, mas na reta não conseguíamos desenvolver a mesma velocidade dos pilotos da frente”, declarou Neto.

A primeira prova da Stock Car teve vários pilotos considerados da nova geração andando na frente. O estreante Ricardo Maurício, campeão da F3 espanhola no ano passado, foi o quinto colocado e marcou a melhor volta da corrida. Alceu Feldmann, em terceiro, Thiago Marques, em quarto, e Mateus greipel, em sexto, completaram o grupo que dominou a primeira etapa do campeonato.

A corrida teve também muitos abandonos. Dezenove dos 33 pilotos que largaram não completaram a etapa, entre eles o atual campeão, David Mufatto. Só os nove primeiros colocados terminaram na mesma volta do vencedor.