Átila Abreu começa em Hockenheim sua busca pelo título

O brasileiro Átila Abreu (BMW / Joy) começa, neste final de semana, sua segunda temporada na Fórmula BMW Alemã. O piloto, que no ano passado estreou na categoria pela equipe Rosberg, disputa desta vez o campeonato pela Eifelland Racing. A primeira etapa do calendário 2004 acontece nestes sábado e domingo (17 e 18 de abril), em Hockenheim (Ale).

Se em 2003 Átila foi vice-campeão entre os estreantes e sétimo colocado na classificação geral, agora ele tem condições de lutar pelo título. E o representante do automobilismo nacional em solo germânico demonstrou essa disposição já durante os testes de pré-temporada, quando liderou a primeira sessão de treinos coletivos do ano, também em Hockenheim, em março.

“Este ano estou partindo para o tudo ou nada. Vou fazer de tudo para ganhar o campeonato. Esse resultado vai ser muito importante para o meu futuro e eu vou me esforçar ao máximo para conquistá-lo. Meu objetivo é me manter entre os dois primeiros colocados na classificação ao longo do campeonato”, afirmou o piloto de Sorocaba, interior de São Paulo.

“Já em relação à corrida, nós treinamos muito bem em Hockenheim, onde fui o mais rápido, e isso me motiva mais ainda. Mas sei que será uma prova difícil, com quatro ou cinco pilotos lutando pela vitória. Vou tentar ganhar a corrida ou, pelo menos, procurar somar o maior número possível de pontos, visando minha posição na tabela e a disputa pelo título”, prosseguiu.

Dentre os principais adversários de Átila no certame, está o austríaco Christopher Wassermann, seu companheiro na Eifelland, que também apresentou bons desempenhos durante os treinamentos. Outro forte oponente deve ser o alemão Sebastian Vettel, que liderou algumas sessões de testes no final do mês passado. “O Vettel é, sem dúvida, o maior favorito. Ele é certamente o piloto a ser superado. Quem também deve entrar na briga é o Dominik Jackson, o Wassermann e aqueles pilotos que continuaram na categoria depois da última temporada”, ressaltou Átila, de apenas 16 anos.

Além da possibilidade de conseguir seu primeiro título importante na Europa, Átila ainda conta com uma outra motivação: o paulista passa a ser piloto BMW e terá apoio total da montadora alemã. Com a parceria, além do apoio financeiro, ele será um dos convidados a visitar os boxes da Williams nos finais de semana de provas preliminares da Fórmula 1, sonho de todo aficionado por carros.

“Esse acordo auxilia bastante. A BMW ajuda a divulgar meu nome e me ensina bastante. Poder visitar os boxes da Williams será importante também para já ir estabelecendo um contato com as pessoas. Será uma experiência importante para quando eu chegar a categorias como a Fórmula 3, por exemplo”, disse o piloto paulista.

Em termos de segurança, a novidade para a temporada é o uso do HANS (sistema de proteção para cabeça e pescoço), que passa a ser obrigatório. Embora o novo equipamento tenha causado incômodo logo nos primeiros testes, Átila acredita que isso talvez não venha a se repetir durante as corridas.

“Continuo a sentir dores e um pouco de cansaço. A questão agora é me acostumar. O problema é que sou muito alto e não tem mais como rebaixar o banco. No entanto, isso é algo que acontece com maior freqüência durante os treinos, quando costumamos ficar cerca de três horas dentro do carro. Durante as provas, que são bem mais curtas, talvez não ocorra esse tipo de coisa. O importante, porém, é não dar ‘bola’ para isso”, completou.

Por essa razão, a preparação física também é um elemento chave para o novo ano. Na última semana, Átila e os demais pilotos oficiais da BMW tiveram, inclusive, algumas aulas nesse sentido, enfocando treinamento físico na Itália.