De um lado do muro, o ronco grave dos motores V8. Do outro, o som agudo dos propulsores dois tempos dos karts. Neste fim de semana, o autódromo e o kartódromo de Interlagos serão palco de dois grandes eventos do automobilismo nacional, que embora sejam diferentes na forma e na dimensão, se assemelham na importância que representam para o esporte a motor brasileiro. A partir de hoje (sexta-feira, 16) a elite dos pilotos e equipes do país disputa, no Autódromo José Carlos Pace, a segunda etapa da Stock Car Brasil, enquanto jovens promessas do kartismo lutam pelo título da segunda edição da Copa Sorriso Campeão, que vai ser disputada a poucos metros da Reta Oposta do circuito principal, no Kartódromo Ayrton Senna.
“Vejo a Stock Car como o que há de mais profissional no automobilismo brasileiro. Por outro lado, o kart é o ninho das feras que amanhã vão estar do outro lado do muro que separa o kartódromo do autódromo de Interlagos, e por isso acho que os dois campeonatos têm o seu valor e isso deve ser reconhecido”, opinou Gabriel Tojal (Equipe Sport Life/Sonic Motorsport), líder dos campeonatos Paulista e Paulista Light na categoria Júnior e uma das maiores promessas do país na modalidade.
Tojal tem entre seus ídolos na Stock Car os pilotos da “velha guarda”, mas também se espelha nos novatos que chegaram à categoria depois de percorreram o caminho que ele próprio já traçou para sua carreira. “Tem muita gente boa chegando a Stock Car vindo de campeonatos de Fórmula, que são o meu objetivo. Com certeza vou me concentrar em vencer a Copa Sorriso Campeão, mas também vou dar uma olhadinha por cima do muro para ver os novos Astra da Stock acelerando na Reta Oposta”, completou o kartista, de apenas 13 anos de idade.
Na programação da Copa Sorriso Campeão e da Stock Car, mais uma coincidência: os treinos livres dos dois torneios serão realizados na sexta-feira. As sessões classificatórias serão no sábado e as corridas, no domingo. Normalmente, as provas de kart são realizadas aos sábados e a programação do dia absorve também os treinos de classificação.
Além de promover o confronto entre muitos dos melhores pilotos de kart do país, a Copa Petrobras Sorriso Campeão tem também sua responsabilidade social. Isso porque cada um dos cerca de 100 pilotos esperados para o evento pode inscrever até dois integrantes de sua equipe no “Projeto Sorriso Campeão”. Dessa forma, mecânicos e seus filhos de até 12 anos receberão tratamento odontológico gratuito durante todo o ano, em uma ação patrocinada pela Petrobras que beneficia mais de 300 pessoas.
A equipe Sport Life tem o patrocínio de Vivo, Pfeizer, Bauducco, Restaurante Verdi, Spazio Gastronômico, Koleston, Wella, Joico, ND, L´Oreal Profissionnel, Replay, Puma, Lincx, Guaraná Antarctica Diet, Impala, Carrier, Vogue RG, Dryzun, Unibanco Uniclass, Sundown, Iguatemi.