Boesel descarta favoritismo em Tarumã

Depois de três anos afastado do calendário, o Autódromo de Tarumã voltará a receber a Stock Car V8. Localizada em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, a pista mais veloz do Brasil acaba de ganhar novo asfalto, que finalmente substituirá a pavimentação original de 1970. Em 2001, na primeira temporada dos motores V8, a Equipe Repsol conquistou uma dobradinha com a vitória do pole Paulo Gomes e o segundo lugar de David Muffato. O chefe de equipe Ereneu Boettger, no entanto, afirma que as antigas referências de nada servirão e descarta qualquer favoritismo para a prova de domingo.

“Não é apenas o asfalto que é novo, será também a primeira vez em que andaremos em Tarumã com o carro atual. Todas as equipes terão de partir da estaca zero em termos de acerto. Falava-se que, apesar da reforma, a pista continuava com pouca aderência, mas parece que não é bem assim. Conversei com pessoal de equipes do Rio Grande do Sul e a informação que recebi é que o “grip” melhorou e o consumo de pneus agora é bastante baixo”, afirmou Boettger.

Com base nos informes, o líder da equipe campeã de 2003 disse que já está reavaliando o acerto básico dos carros dos paranaenses David Muffato e Raul Boesel, este último autor da pole na recente prova em Interlagos. “Vamos aumentar a aderência na frente, uma exigência também dos pneus dianteiros mais largos que estamos usando neste ano e do menor peso na parte de trás do carro. A calibragem dos pneus será outro detalhe importante”, observou.

Boesel se reencontrará com a própria história em Tarumã. Com 46 anos, ele é o único piloto em atividade que participou da prova inaugural da Stock Car naquele autódromo em 1979. Chegou em terceiro lugar e conquistaria sua primeira vitória poucos meses depois na mesma pista, debaixo de forte chuva. A exemplo de Boettger, ele considera que as equipes chegarão ao Rio Grande do Sul em pé de rigorosa igualdade. “Será um final de semana mais trabalhoso para todo mundo. Talvez dê para usar algo de outros circuitos, mas levará vantagem quem fizer melhor uso do tempo nos treinos e encontrar o acerto mais cedo”, avisou.