Ser vice-líder do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 é uma agradável surpresa até mesmo para o piloto Thiago Camilo. Aos 19 anos, em sua segunda temporada na mais importante categoria do automobilismo brasileiro, Thiago faz muitos elogios à Equipe Golden Cross-Vogel, onde tem como companheiro André Bragantini, outro piloto veloz e bom acertador de carros. No ano passado, Thiago e seu pai, o ex-piloto Bel Camilo, tinham a responsabilidade de correr atrás de patrocinadores para garantir a permanência na temporada. Em 2004, Thiago acertou parceria com a RC3, empresa do lateral Roberto Carlos, do Real Madrid e da seleção brasileira, que passou a gerenciar a carreira dele.
“Eu acreditava bastante na equipe, mas não esperava já ser vice-líder. O ano passado foi difícil, mas serviu para me fazer conhecer bem a parte técnica do carro. Agora, com o Roberto Carlos me ajudando, me preocupo somente em guiar. Isso mudou muito minha cabeça, pois me concentro mais na pista”, disse Thiago, que em Interlagos fez um segundo lugar e marcou seu primeiro pódio na Stock Car V8.
Empolgado pela boa campanha tem 27 pontos contra 50 do líder Giuliano Losacco Thiago Camilo tem boas recordações da pista de Tarumã, onde no próximo domingo às 13 horas será disputada a terceira etapa da Stock Car V8.
“Corri em Tarumã em 2001, quando ainda estava na Light e ganhei. Portanto, tenho boas lembranças da pista. Além do mais, falei com o Mauro Vogel (chefe da Equipe Golden Cross-Vogel) e ele me disse que tem um bom acerto para o traçado. O Mauro é um gênio, pois me escuta e faz o carro melhorar. Se não der para chegar no pódio, quero pontuar”, disse Camilo.
A tática de buscar pontos em todas as provas é a mesma dos outros pilotos que sonham em brigar pelo título. Thiago Camilo procura conter o otimismo com o sétimo lugar na abertura da temporada em Curitiba e com o segundo em Interlagos.
“Quero manter os pés no chão e, assim como todos os outros pilotos, claro que quero brigar pelo título. De verdade, só vou pensar nisso mais para o meio do ano, quando as coisas começarem a se definir. Estou animado por tudo o que está acontecendo”.
A exemplo da maioria dos brasileiros, Thiago Camilo se recorda do dia 1º de maio de 1994. Mesmo com apenas 9 anos, ele já guiava kart e tinha o tricampeão Ayrton Senna como grande ídolo. Na manhã daquele domingo ele assistia à corrida pela tevê e viu a morte do piloto.
“Estava na casa do meu avô vendo e comecei a chorar quando ele sofreu o acidente. Eu tinha nove anos e fiquei triste porque não poderia mais ver as provas do Ayrton Senna pela tevê. Fiquei muito triste mesmo e antes de dormir chorei de novo. O Senna foi um incentivador de muitos brasileiros. Ele era um espelho para todos os outros pilotos. Ele era o melhor do mundo!”, disse Camilo.
Pela primeira vez na temporada a Stock Car V8 Light não correrá no mesmo final de semana da V8. A categoria de acesso só volta às pistas no próximo dia 6 de junho em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Viçar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.