Depois de duas temporadas ausente do Campeonato Brasileiro de Stock Car, o Rio Grande do Sul volta a fazer parte do calendário da mais importante e equilibrada categoria do automobilismo brasileiro. Os treinos para a terceira etapa da temporada começam nesta sexta-feira às 11h45, no Autódromo de Tarumã, em Viamão. O piloto a ser batido é Giuliano Losacco, líder na classificação geral com 100% de aproveitamento. Primeiro colocado na prova de São Paulo, Losacco também ficou com a vitória na abertura da temporada, em Curitiba, após Cacá Bueno e Thiago Marques, da Petrobras-Action Power serem desclassificados com problemas na bomba de óleo da direção hidráulica. A prova será neste domingo, às 13 horas, com transmissão ao vivo da SporTV.
“Gosto de Tarumã. A pista é muito veloz e não sei como o carro da Stock vai reagir. Conheço o traçado, pois participei das 12 Horas no ano passado, de corridas de Fórmula Chevrolet em 1995 e de Fórmula Uno em 1994”, disse Losacco, que venceu em 2003 a última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance no circuito quando dividiu o volante do Protótipo MCR com o gaúcho Juliano Moro, Xandynho Negrão e Luiz Paternostro.
O piloto mais jovem da categoria, Thiago Camilo, de 19 anos, subiu ao pódio pela primeira vez na última corrida em São Paulo e ocupa a segunda colocação na classificação geral com 27 pontos. Antonio Jorge Neto é o terceiro com 24 pontos.
“Tenho boas lembranças da pista. Na minha temporada de estréia na Stock Car Light, em 2001, fiz uma prova em Tarumã e venci. A expectativa é boa. O meu chefe de equipe, Mauro Vogel, disse que tem um bom acerto para o traçado”, disse Camilo.
Inaugurado em 1971, o Autódromo de Tarumã tem 3.016 metros e faz parte da história da Stock Car. No dia 22 de abril de 1979 a pista recebeu a primeira prova daquela que alguns anos depois seria a mais badalada categoria do automobilismo brasileiro. Largaram 19 Opalas e José Carlos Palhares, o Capeta, fez a pole. A vitória ficou com Affonso Giaffone, hoje proprietário da Giaffone Motorsports, com Palhares em segundo e Raul Boesel, que ainda participa da categoria, em terceiro. Ingo Hoffmann, que competiu em todas as temporadas da Stock Car, é o maior ganhador na pista gaúcha com oito vitórias.
Esta será a primeira vez no ano que a categoria não terá a Stock Car V8 Light, que agora só retorna no dia 6 de junho em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. A próxima etapa da Stock Car V8, a quarta da temporada de 2004, será no dia 16 de maio em Londrina.
Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.