Categoria: Stock Car
|
29 de abril de 2004 16:41

Repsol busca recuperação

Em meio às comemorações de seus 25 anos, a Stock Car V8 volta ao circuito gaúcho de Tarumã a partir desta sexta-feira, quando serão realizadas as primeiras sessões de treinos oficiais da terceira etapa. É o reencontro com o circuito que sediou a prova inaugural em 1979. A categoria não se apresentava na pista desde 2001. Naquela oportunidade, Paulo Gomes e seu companheiro na Equipe Repsol, David Muffato, conquistaram uma dobradinha que cujo brilho não foi reduzido nem mesmo pelo boicote promovido por diversos pilotos, insatisfeitos com as condições de segurança do autódromo.

Três anos depois, pilotos e equipes encontraram um asfalto renovado em substituição à pavimentação original de 1970. Novas barreiras de pneus foram instaladas nos pontos mais perigosos do traçado, como a Curva 1, localizada no final da reta dos boxes. Pilotos e engenheiros fizeram o reconhecimento do novo piso. “Aparentemente, a aderência melhorou e o consumo de pneus deve ser menor”, avaliou Ereneu Boettger, chefe a Equipe Repsol. Antes da reforma, o asfalto de Tarumã era conhecido pelo elevado desgaste que provocava nos pneus.

Na última vez em que a Stock Car passou por Tarumã, construído no pequeno município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Paulo Gomes conquistou a pole com o tempo de 1min09s187, à média horária de 156,93 km. A corrida, no entanto, foi apenas a segunda da era dos motores V8. A tendência é que essa marca já seja derrubada amanhã, embora as equipes estejam preparadas para uma releitura completa das regulagens conhecidas. “Mudou o asfalto, mudou a carroceria, mudaram os pneus e até o motor é mais moderno e forte. Por isso, o que valeu naqueles dias não serve para mais nada”, explicou Boesel.

Boesel e David Muffato chegaram nesta tarde a Tarumã e também percorreram o circuito. Ambos correm atrás de um resultado mais animador que os das duas primeiras etapas, quando o 6º lugar de Boesel na recente prova de Interlagos foi o que de melhor a atual equipe campeã obteve. Boesel e Muffato, no entanto, têm boas recordações da pista. Foi aqui que Boesel ganhou sua primeira prova na Stock Car, em 1979, e onde Muffato subiu ao pódio com o 2º lugar logo em sua segunda participação na V8, vindo da Stock Car Light.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.