O paulista Giuliano Losacco, da equipe Itupetro, venceu neste domingo a quarta etapa do Brasileiro de Stock Car, disputada em Londrina (PR). Ele cruzou a linha de chegada 3s515 à frente de Raul Boesel (Repsol), segundo colocado. Guto Negrão, Thiago Marques e Carlos Alves completaram os cinco primeiros.
Com a vitória, Losacco manteve sua liderança no campeonato. Ele tem agora 25 pontos de vantagem para Boesel, o novo vice-líder. No que diz respeito aos dois primeiros, a etapa de Londrina foi marcada por uma curiosidade: Losacco largou na pole e venceu; Raul, segundo no grid, terminou a prova na mesma colocação. E ambos agora ocupam as duas primeiras colocações no campeonato (até esta etapa, Boesel era o quarto na temporada).
Para Raul, o resultado deste domingo foi especial: o paranaense igualou seus melhores resultados nesta sua volta à Stock Car (segundo lugar em Campo Grande/2003 e em Tarumã, há duas semanas). “A largada não foi muito boa porque o Losacco também partiu mal. Com isso, o Maurício aproveitou e ganhou minha posição”, contou Boesel. “Meu carro não rendia bem com os pneus frios, mas eu sabia que nosso acerto estava programado para obter bom desempenho na segunda metade da prova. Tive cautela e esperei pela possibilidade de algum incidente no final entre o Pamplona e o Jorge Neto. Tinha carro para atacar, mas resolvi aguardar. Deu certo.”
Boesel destacou também o salto que deu no campeonato: “Na verdade, o fator mais importante deste segundo lugar em Londrina foi exatamente este – evoluir na classificação”.
David Muffato, companheiro de Raul na equipe Repsol, teve uma corrida cheia de trabalho. Largando em décimo, ele rapidamente pulou para sétimo, mas rodou na sexta volta e caiu para 20º. Atual campeão da Stock Car, Muffato terminou em 11º. “Fui tocado por trás na largada pelo Chico e pelo Ingo e isso afetou minha roda traseira direita”, contou. “Foi por isso que perdi o controle e rodei. Apesar disso, o carro estava com um bom acerto, só em alguns trechos é que estava realmente complicado de se guiar. Fiz o que dava para fazer, foi uma prova muito cansativa.”
A prova – Um acidente múltiplo na largada com os pilotos das posições intermediárias fez com que o safety car entrasse na pista logo na primeira volta. Entre os líderes, Giuliano Losacco manteve a ponta, seguido de Ricardo Maurício e Raul Boesel. O safety car voltou aos boxes na quinta passagem e rapidamente Antonio Jorge Neto assumiu a terceira colocação. Na oitava volta, Maurício e Thiago Camillo – então segundo e quarto – foram punidos pela direção de prova com um drive-through por terem reabastecido seus carros no grid. Com isso, a ordem entre os primeiros passou a ser Losacco, Jorge Neto, Boesel e Guto Negrão.
Na 19ª volta, Duda Pamplona passou Raul e tomou a terceira colocação. Três passagens depois, Duda e Jorge Neto se tocaram na briga pelo segundo lugar – Pamplona abandonou; Jorge Neto voltou em nono. Com isso, Boesel pulou para segundo, seguido de Negrão e Thiago Marques. As primeiras colocações foram mantidas até o final.
A próxima etapa será realizada em Jacarepaguá (RJ), no dia 6 de junho. Os dez primeiros neste domingo em Londrina:
1) Giuliano Losacco (SP/Itupetro-RC), 33 voltas em 48min24s115 (média horária de 144,04 km/h)
2) Raul Boesel (PR/Repsol-Boettger) a 3s515
3) Guto Negrão (SP/Medley-A.Mattheis) a 5s885
4) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power) a 6s063
5) Carlos Alves (SP/Philips Motorsport) a 8s014
6) Sandro Tannuri (RJ/Filipaper Racing) a 13s070
7) Valdeno Brito (PA/Bennamed-Nascar) a 13s439
8) Luis Carreira Jr. (SP/Philips Motorsport) a 14s366
9) Antonio Jorge Neto (SP/Medley-A.Mattheis) a 17s950
10) Thiago Camilo (SP/Golden Cross-Vogel) a 18s109
11) David Muffato (PR/Repsol-Boettger) a 24s818
Melhor Volta: Cacá Bueno, na 5ª – 1min18s563 (média de 144,11 km/h)
Campeonato: 1) Losacco, 75 pontos; 2) Boesel, 50; 3) Jorge Neto, 47; 4) Bueno, 41; 5) Negrão, 36; 6) Camillo, 33.
Boesel, novo vice-líder do campeonato
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.