Giorgi prevê fato inédito para Interlagos

A Stock Car está perto de atingir um feito inédito neste final de semana em Interlagos, onde neste domingo será realizada a sexta etapa da temporada deste ano. De acordo com a previsão de Beto Giorgi (NEC/Vipal), os carros da categoria podem romper a barreira de 1m40s no tempo de volta, algo nunca atingido pelo principal campeonato brasileiro de carros de turismo.

“É difícil calcular precisamente qual será o novo tempo da pista. O nosso Vectra V8 fazia voltas perto de 1m42s, mas, com os novos pneus da Pirelli, certamente vamos atingir tempos na casa de 1m39s ou até mesmo 1m38s. Será um feito importante para a Stock Car, pois mostra o quanto nosso carro é rápido e competitivo em uma pista tão tradicional como Interlagos”, acredita o piloto, que foi o pole position da prova disputada em julho do ano passado, com o tempo de 1m42s184.

A previsão do piloto da equipe NEC/Manzini Competições leva em conta a melhora trazida pelos novos compostos nas últimas duas etapas do campeonato. Introduzidos a partir da prova do Rio de Janeiro, os novos pneus melhoraram o recorde da pista em dois segundos, em Jacarepaguá, e em mais de três segundos, em Londrina.

“Vai ser até engraçado, porque estamos acostumados a falar com os mecânicos e engenheiros o tempo de volta em ‘quarenta e alguma coisa´. Agora vamos ter que acostumar com ´trinta e pouco´. Isso se não chover, é claro, mas o tempo costuma ser bom nesta época do ano em São Paulo”, diz Giorgi, que corre em casa neste final de semana.

Para efeito de comparação, o piloto lembra que andar abaixo do tempo de 1m40s é uma barreira que poucos veículos de competição conseguiram fazer em Interlagos até hoje. Ele cita como exemplo a pole position obtida por ele mesmo nos 500 Quilômetros de Interlagos do ano passado. Competindo com um Jaguar Listeer, o paulista registrou a marca de 1m38s900.

“Mas esse é um carro que tem mais de 600 cavalos, 150 a mais do que tem um Stock. Isso mostra o quanto está evoluindo o carro da nossa categoria”, explica Giorgi.

O novo recorde pode ser estabelecido já na sexta-feira, quando serão disputados os primeiros treinos livres. No sábado, haverá a classificação para a definição do grid de largada da prova deste domingo, que será disputada às 13h, com transmissão ao vivo pela Sportv.