Giuliano Losacco é o piloto a ser batido. Esse é o pensamento de Thiago Camilo e Raul Boesel, respectivamente, terceiro e quarto colocados na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Os dois assumiram que para o campeonato ficar mais equilibrado o líder tem de deixar de pontuar. Losacco tem 87 pontos contra 55 dos vice-líderes Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto, ambos com 55, 53 de Camilo e 52 de Boesel, por enquanto os adversários mais diretos. Eles estão empolgados com a sexta etapa da competição, a ser disputada no Autódromo de Interlagos no próximo domingo às 13 horas com transmissão ao vivo pela sporTV.
Esta será a centésima corrida da Stock Car em Interlagos e a de número 279 na história da categoria. A primeira corrida da Stock em Interlagos foi disputada no dia 13 de maio de 1979 e a vitória ficou com Affonso Giaffone campeão em 1981 -, hoje proprietário da Giaffone Motorsports.
“Se considerarmos os dois descartes obrigatórios, o Giuliano tem 100% de aproveitamento, pois ele deixa de lado uma prova que abandonou e um quinto lugar, que é o segundo pior resultado. Na minha opinião o campeonato vai valer mesmo a partir de agora e temos de ficar atentos ao Losacco, que é a bola da vez”, brincou Thiago Camilo que aos 19 anos é o mais jovem piloto da categoria e o mais novo a conquistar uma pole position, obtida em Tarumã.
Thiago sabe das dificuldades para superar Giuliano Losacco, que além de ter conquistado três vitórias na temporada (Curitiba, Interlagos e Londrina), tem demonstrado boa regularidade e grande dose de confiança.
“Ele está muito constante e com a cabeça boa, pois sabe da vantagem que tem. Todos querem superá-lo e ele será alvo de todos os olhares nos treinos. E pensar que eu fui o único a ter tido chance de ultrapassá-lo na prova de Tarumã, mas meu carro quebrou. Tinha 27 pontos e ele 50”, disse Thiago.
Com 52 pontos, um a menos do que Camilo, o experiente Raul Boesel também cita os descartes obrigatórios como fatores que atenuam a vantagem de Losacco, mas é outro que reconhece a boa diferença numérica do atual líder do Brasileiro de Stock Car V8. Raul é o único piloto em atividade na categoria a ter participado da primeira corrida da história da Stock Car, realizada dia 22 de abril de 1979 no Autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul.
“Ele tem sido bastante constante, mas ainda temos muitos pontos em jogo e com o sistema de pontuação da Stock isso pode praticamente desparecer em uma corrida que ele não marque e um dos primeiros vença”.
A solução, avalia Boesel, é buscar superar a qualidade técnica de Losacco e a do carro da Equipe Itupetro-RC. Na primeira corrida disputada em Interlagos, Raul fez a pole, mas seu carro perdeu rendimento durante a prova, ele caiu várias posições e terminou na sexta colocação.
“Como a temperatura vai estar mais fria do que na outra prova, os tempos de volta devem baixar até em meio segundo, pois os pneus estarão menos quentes e com rendimento superior. Quero ir atrás da pole de novo e me concentrar no acerto do carro para a corrida, que é o mais importante. Pena que os treinos coletivos de quinta-feira sejam somente de 30 minutos para cada um dos dois grupos. É pouco”, resmungou Boesel, de 47 anos.
A reclamação de Boesel se refere à programação da quinta-feira, dia 15, à tarde, quando está previsto treino coletivo somente para a Stock V8. A V8 Light não terá qualquer atividade. Os treinos oficiais serão abertos na sexta-feira às 10 horas. A largada da primeira prova da rodada dupla da V8 Light será às 15h35 do sábado e no domingo às 11h35. As duas corridas terão transmissão ao vivo pela ESPN Brasil. A largada da Stock Car V8 será domingo às 13 horas com transmissão ao vivo pela SporTV.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Repsol, Medley e Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.