Stock Car
|
7 de agosto de 2024 10:00

Belo Horizonte entra na reta final de preparação para a Stock Car

Belo Horizonte está na reta final dos preparativos para receber a Stock Car. O evento deve atrair mais de 30 mil pessoas e injetar cerca de R$ 200 milhões na economia da cidade. Essa será a primeira vez em que a capital mineira sediará a disputa. A etapa vai ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto no entorno do Mineirão, na região da Pampulha.

“A expectativa é de que possa ser a melhor corrida dos últimos tempos. Embora não se tenha a mesma estrutura de autódromos como os de Interlagos (SP) e Goiânia (GO), estamos trazendo para Belo Horizonte uma estrutura muito grande, equipamentos com padrão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA)”, afirmou o empresário Sérgio Sette Câmara, proprietário da Speed Seven, uma das empresas que organizam o evento na capital mineira.

Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) indicou que, durante os cinco anos em que Belo Horizonte receberá o evento, a economia local deverá ter um impacto de até R$ 284,6 milhões.

Além deste montante, a expectativa é de que a Stock Car possa implicar em um ganho de até 0,08% no Produto Interno Bruto (PIB) da capital mineira já no primeiro ano de realização da Stock Car. Segundo a organização, 85% das obras já foram concluídas.

“Nosso objetivo é alcançar uma taxa de ocupação dos hotéis em torno de 80%. A Stock Car é um evento importante para a nossa região e estamos preparados para oferecer a melhor experiência possível aos nossos hóspedes, garantindo conforto e qualidade em todas as acomodações”, revela o presidente da Amihla Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla), Alexandre Santos.

Conforme a organização, durante os quatro dias, cerca de 60 mil pessoas devem comparecer na região do entorno do Mineirão. Além deste público, os organizadores projetam a transmissão do evento para 171 países. Segundo Sette Câmara toda essa mobilização potencializa o setor de turismo da capital e atrai novos investimentos também para a modalidade esportiva.

A Stock Car em BH — Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou o acordo para receber a corrida de rua pelo período de cinco anos (entre 2024 e 2029). Com isso, o entorno do estádio Mineirão está sendo adaptado “como circuito automobilístico temporário” ao longo de 3.200 km. Foram feitas intervenções para a recuperação de 3km de asfalto, redução de calçadas, remoção de itens como postes de iluminação e semáforos, entre outros.

Para a realização da corrida em um ambiente urbano, os organizadores locaram o mesmo mobiliário utilizado na Fórmula E. São mais de 1800 blocos de concreto com peso de 3,5 toneladas cada um. Além disso, acima das muretas, serão instaladas 17.000 m2 de telas, 3.600 colunas de sustentação de telas e 48.000 metros de cabos de aço e acessórios de fixação.

Ainda no quesito segurança, na segunda fase do trabalho, serão colocadas em frente as muretas de concreto, nos pontos mais críticos da pista, barreiras de pneus. Ao todo serão instalados 6.500 pneus em sua maioria de medida 205/50 15. Em cada ponto de instalação todos eles serão amarrados entre si em colunas de 5 pneus de altura.

Cabe ressaltar também que, assim como em todas as áreas do BH Stock Festival, as políticas de ESG são levadas muito a sério. Todos os pneus das barreiras são usados de carros de rua, já com sua vida útil comprometida para o trânsito. Desta forma, ao serem utilizados com esta finalidade, os pneus terão uma segunda destinação em seu ciclo pós industrialização.

Como tem acontecido desde o início, as obras e intervenções viárias são realizadas de forma concomitante com o trânsito de modo a gerar o menor transtorno possível na população. A conclusão da montagem do circuitose dará apenas às vésperas do evento para evitar ao máximo o fechamento permanente das vias públicas. Todo esse processo de montagem está sendo coordenado em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Sudecap, BH Trans e demais órgãos da administração municipal.

A instalação destes equipamentos já foi realizada em quase todo o percurso da prova. As únicas áreas ainda preservadas foram os trechos em frente ao Centro Esportivo Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (CEU/UFMG), a Escola de Veterinária da UFMG e em alguns locais com maior fluxo de veículos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.