Categoria: Stock Car
|
14 de dezembro de 2024 11:29

Bruna Tomaselli celebra estreia na Stock Car: “Orgulho de ser a única mulher”

Neste fim de semana, Bruna Tomaselli fará sua estreia na Stock Car. A catarinense, de 27 anos, foi chamada para substituir Marcos Gomes na KTF Sports durante a Super Final, após o piloto se sentir indisposto na sexta-feira. Com isso, Tomaselli assume o desafio de competir na última etapa da temporada, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), marcando um momento especial em sua carreira.

Atualmente competindo na Stock Series, onde está desde 2023, Bruna agora terá a chance de demonstrar seu talento e habilidades na principal categoria do automobilismo nacional. Essa é a primeira vez em cinco anos que uma pilota assume o volante na Stock Car. Em entrevista ao F1MANIA.NET após o treino de sexta-feira, Tomaselli compartilhou suas emoções sobre a estreia e destacou a importância desse marco para a representatividade feminina no esporte.

“É um orgulho. Toda a minha carreira estou sempre buscando representar bem toda a mulherada aí nas pistas, mostrando o nosso trabalho, mostrando que a gente pode, mostrando que estamos aqui disputando de igual para igual com os homens. Então, poder fazer essa etapa na Stock Car, na principal categoria do automobilismo, sendo a única representante feminina depois de tanto tempo, eu acho que é um orgulho e espero que todas as mulheres se sintam bem representadas comigo na pista”. 

Bruna também refletiu sobre os desafios que as mulheres enfrentam no automobilismo e as mudanças que observou ao longo de sua carreira:

“Desde que comecei em 2004, eu vejo que melhorou muito. Tem cada vez mais mulheres, não só pilotando, mas também muito mais mulheres participando de equipes, vindo para o autódromo. Tem muitas mulheres que gostam disso, que acompanham, a gente vê nas redes sociais o quanto de mulheres que tem. E acho que a gente precisa ter cada vez mais iniciativas, mais representantes mulheres e eu espero contribuir para isso estando aqui na Stock Car”. 

A notícia de que participaria da etapa da Stock Car chegou de forma inesperada, o que tornou o momento ainda mais emocionante. “Foi bem de última hora. Eu saí do treino da Series, de capacete e tudo, eles me chamaram, pediram se eu topava. Respondi que óbvio que sim. Vim com o capacete mesmo para cá, já sentei no carro, porque estava muito perto do treino da Pro, testamos o banco, testamos o pedal, deu certo e fui para o treino, agora a gente tem um pouquinho mais de tempo, vamos melhorar algumas coisas para amanhã que é a qualificação. Foi só um treino, mas de última hora é assim mesmo, mas é uma oportunidade incrível que estou tendo”.

Sobre sua primeira experiência com o carro da Stock Car, Bruna destacou as diferenças em relação ao modelo da Stock Series. “O carro é bem diferente, um carro mais potente, freio é diferente, é um carro mais pesado um pouco, então muda um pouco a pilotagem. Eu acho que o principal objetivo deste treino foi sentir o carro e ganhar quilometragem, a gente andou o máximo que deu para eu ir sentindo a reação do carro, o que acontece quando freia, quando vira, qual é a reação que ele vai ter. A gente também passou pneu novo que foi muito importante, como amanhã é direto a qualificação, então acho que o principal foi ganhar quilometragem. Acho que o principal também nessa etapa, é aprender o máximo possível com a KTF, com os engenheiros, com todo mundo aqui e poder fazer um bom trabalho”.

Tomaselli também compartilhou sua experiência na W Series e ofereceu conselhos às jovens brasileiras Rafaela Ferreira e Aurelia Nobels, que estão buscando espaço em categorias internacionais, como a F1 Academy.

“Eu acho que é uma oportunidade única também na vida delas, como eu estive na W Series por três anos, elas agora na F1 Academy representando o Brasil também, eu acho que o que eu posso dizer é que elas aproveitem muito. Vão ser momentos únicos, principalmente competir somente contra mulheres, que apesar do automobilismo ser misto, você estar em uma categoria só de mulheres é diferente, e isso é muito legal, toda a representatividade que tem lá. Sem contar que elas vão competir com a Fórmula 1 em circuitos históricos. Eu paro hoje e penso que já andei em Silverstone, já andei na Áustria, já andei em Barcelona, circuitos que eu tenho certeza que qualquer piloto gostaria de estar lá competindo, e eu vivi isso. Elas vão viver isso também, então, eu espero que elas aproveitem muito, e tenho certeza que elas vão representar muito bem o Brasil lá”, concluiu Tomaselli.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.