Cacá Bueno está de volta à pole-position da Stock Car. Após três anos longe da posição de honra do grid, o piloto aproveitou a primeira classificação da temporada 2021 para anotar 1min26s683 e assegurar a primeira colocação de largada, provando que a experiência ainda tem grande papel na categoria.
No ano passado, o pentacampeão assumiu o desafio de defender a Crown. Em um campeonato de adaptação, não conseguiu correr de forma competitiva e falhou em subir ao pódio ao menos uma vez – o melhor resultado foi uma quinta colocação. Terminou a classificação na 17ª colocação, seu pior resultado nos últimos dez anos.
Entretanto, com cinco títulos na principal categoria do automobilismo brasileiro, Bueno soube começar a reverter a situação. Mesmo em uma reta final de temporada para lá difícil em 2020, onde nas cinco últimas corridas do calendário teve um 16º, um 17º, um 15º e dois abandonos, decidiu insistir no projeto.
Portanto, renovou com a Crown em 2021. A aposta se mostrou certeira no momento em que quebrou o jejum de três anos sem uma pole-position. Na entrevista após a tomada de tempo, relembrou o complicado 2020 que encarou, mas como a reformulação interna do time mostrou que estão agora caminhando para a direção certa.
Enquanto isso, a equipe que tem surgido como a grande estrela do grid nos últimos anos é indiscutivelmente a Eurofarma. Com Meinha chefiado e Daniel Ricciardo e Ricardo Maurício na pista, ficou com o título nos quatro últimos anos – três com Daniel e um com Ricardinho. Portanto, já começa como o nome a ser batido na temporada deste ano. Tanto que na classificação, Serra larga em segundo e Maurício, terceiro.
Mas a dupla encontrou em Bueno um novo concorrente em Goiânia. Logicamente, foi apenas a primeira classificação de 2021 e ainda é bastante cedo para prever qualquer resultado, mas já fica claro que enquanto a equipe de Rosinei Campos segue no topo, Cacá começou a ensaiar a sua volta por cima.
A Stock Car vive uma fase de renovação, grande equilíbrio do grid e alta competitividade. Para esta temporada, além de nomes já estabelecidos como Rubens Barrichello e Thiago Camilo, ainda conta com novatos de peso como Felipe Massa e Tony Kanaan, além de jovens pilotos como Gustavo Frigotto e Gaetano Di Mauro. E neste sábado, Cacá mostrou que a experiência, especialmente de alguém com quase duas décadas de categoria, ainda tem muito peso na hora do vamos ver.