Gabriel Casagrande e António Félix da Costa venceram neste domingo (16) as corridas da segunda etapa da temporada 2021 da Stock Car, disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O paranaense, melhor da primeira corrida, venceu de ponta a ponta após ser pressionado por Allam Khodair. Já o português, que substituiu Ricardo Maurício, que testou positivo para Covid-19, triunfou na corrida 2.
Casagrande chegou a sua primeira vitória na atual temporada da mais importante categoria do automobilismo brasileiro. Já o português, atual campeão da Fórmula E, colocou seu nome na história ao se tornar o primeiro estrangeiro a vencer uma corrida da Stock Car de forma individual.
A etapa foi marcada por um fortíssimo acidente com Gaetano di Mauro na parte final da segunda corrida. O piloto da KTF vinha na quarta posição e buscava uma ultrapassagem dupla sobre Daniel Serra e Guilherme Salas, passando pelo meio dos dois. Porém, a trajetória foi bloqueada e o paulista decolou, batendo com força contra o muro. O piloto está bem.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para os dias 19 e 20 de junho, no Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP). Será a primeira das duas rodadas duplas da temporada 2021.
A primeira corrida foi protagonizada por Gabriel Casagrande e Allam Khodair, que duelaram pela primeira posição ao longo dos 30 minutos de corrida. No primeiro momento, os dois estiveram próximos, sempre com o paranaense à frente. Depois da parada nos boxes, o piloto da A. Mattheis-Vogel abriu cerca de cinco segundos.
O que parecia ser uma vitória tranquila, porém, se mostrou um drama, já que, por conta de um toque com Diego Nunes no início da prova, o piloto do Chevrolet Cruze número 83 foi punido em cinco segundos. Ainda assim, Casagrande saiu com a vitória, seguido por Khodair, da Blau Motorsport, e Bruno Baptista, da RCM, melhor piloto da Toyota na corrida.
A quarta posição ficou com Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, enquanto Átila Abreu, da Shell V-Power, foi o quinto. Diego Nunes, companheiro de Khodair, completou a corrida em sexto, sendo seguido por Denis Navarro, da Cavaleiro Sports. O top-10 ainda contou com Pedro Cardoso, da KTF Racing, António Félix da Costa, da Eurofarma RC, e Galid Osman, da Shell V-Power.
A corrida contou com um grande incidente ainda na primeira volta. Rubens Barrichello escapou da pista na reta oposta e, quando retornou ao traçado, acertou Marcos Gomes. Os dois abandonaram a disputa pouco depois. Outro envolvido no incidente foi Cacá Bueno. Depois, Thiago Camilo rodou após receber um toque de Ricardo Zonta.
A segunda corrida teve Galid Osman se mantendo na frente até o momento da janela de paradas nos boxes, quando o piloto da Shell V-Power, sempre seguido de perto por António Félix da Costa, teve problemas no reabastecimento. Neste momento, o português da Eurofarma RC passou a travar um duelo com Guilherme Salas, levando a melhor sobre o piloto da KTF Sports para vencer pela primeira vez na Stock Car.
Daniel Serra completou a corrida na segunda posição, ao passar por Guilherme Salas, terceiro com o carro da KTF. Ricardo Zonta, piloto que defende a Shell/RCM, fechou a corrida com a quarta colocação, sendo seguido por Cacá Bueno, com um equipamento Crown Racing, completou o grupo dos cinco primeiros.
Átila Abreu, da Shell V-Power, fechou a corrida com a sexta colocação, terminando à frente de Felipe Massa, que conquistou seu primeiro top-10 ao fechar a prova em sétimo com o carro da Lubrax Podium. Denis Navarro, da Cavaleiro Sports, foi o oitavo, enquanto Galid Osman salvou um nono lugar. Bruno Baptista, da RCM, foi o décimo.
A corrida foi encerrada com o Safety Car na pista após Gaetano di Mauro, que tentou uma ultrapassagem dupla sobre Daniel Serra e Guilherme Salas. O carro do piloto da KTF decolou e acertou com força a mureta de proteção na reta principal.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.