Casagrande sai na frente no Velopark; Serra larga em 13º

O líder da Stock Car Pro Series, Daniel Serra não terá vida fácil nesta 8ª etapa da categoria. O piloto da equipe Eurofarma-RC conquistou apenas a 13ª colocação na classificação realizada neste sábado, 16, no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Ainda por cima, o tricampeão viu seu adversário direto pelo título, Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel), garantir a pole-position no travado circuito.

Serra foi direto ao ponto após a sessão. “Foi uma classificação ruim”. Segundo ele, a expectativa era conseguir largar mais à frente, devido aos resultados nos treinos livres realizados entre ontem e hoje pela manhã.

Para o líder do certame, o lastro de 30kg também afetou o desempenho. “Peso atrapalha, mas ele (Casagrande) conseguiu achar um caminho que a gente não achou. Agora é tentar pensar na corrida e em como a gente pode otimizar a largada e marcar o máximo de pontos”, concluiu.

Por outro lado, Casagrande deixou à mostra todo o seu contentamento pelo resultado de hoje. O campeão da temporada de 2021 quer aproveitar o estilo específico de largada no Velopark para se sair melhor que os adversários. Em tempo, neste domingo, as filas entre os competidores será mais espaçada, justamente para evitar transtornos na Curva 1.

“(Esse novo método de largada) é um facilitador para todos, porque você acaba fugindo de acidentes”, analisa, e logo emenda: “Se largássemos como em outros circuitos, com um grudado no outro, não passaríamos da primeira curva, que é muito estreita e mal cabem dois carros”.

Já o piloto da Ipiranga Racing, César Ramos, afirma que a estratégia de agora é pensar no longo prazo. “Depois da vitória na última etapa do campeonato, tem que conquistar o maior número de pontos”, avalia. Piloto da casa, ele acredita que conquistará um bom resultado. “Estou esperando fazer uma boa largada, construir um bom ritmo e tentar pressionar ele (Casagrande), fazendo-o gastar mais o carro e, daí, eu tentar atacar.”

Calor é desafio extra

Se hoje os pilotos já sofreram com o calor no autódromo, a previsão é de que amanhã a situação fique ainda “pior”. Isso porque, para amanhã, a temperatura deve chegar a 34ºC – o que elevará ainda mais para quem estiver dentro do carro.

“Todo mundo sabe que um Stock Car chega a temperaturas acima dos 50ºC e a gente usando macacão, luvas e capacete, acaba ficando mais calor. Temos os nossos artifícios, mas não é igual a um ar condicionado de carro de rua”, brinca. Mas, logo, retoma a seriedade: “A gente se prepara para enfrentar situações extremas. Quem tiver o melhor conjunto carro-piloto chega na frente”.

Para Serra, o calor pode ser uma faca de dois gumes. Isso porque há mais desgaste do carro ao longo da prova, sem contar os esforços físicos dos pilotos. “Essa pista esquenta muito o carro, o que prejudica a freada e a tração”. Porém, isso pode afetar também os outros pilotos. “Bastante coisa pode acontecer na corrida.”

Eurofarma-RC reconstrói carro a tempo para Maurício

Outro piloto que ficou satisfeito por estar na classificação foi Ricardo Maurício. O piloto da Eurofarma-RC era dúvida para este fim de semana, depois de bater forte com seu carro no encerramento do treino livre 1, realizado ontem.

Porém, os mecânicos da equipe não mediram esforços para que ficasse pronto ainda para o terceiro treino livre. “Só tenho a agradecer a toda a equipe do Meinha (Rosinei Campos), inclusive a RCM, que tem o Ricardo Zonta e o Bruno Baptista. Assim que terminaram os acertos dos carros deles, eles vieram para cá reconstruir o meu.”

O resultado foi visto no fim da classifação. O piloto do carro de número 90 vai largar na 12ª colocação.

A prova deste domingo começa ao meio-dia.

Grid de largada da 8ª etapa da Stock Car Pro Series
1º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 56s319
2º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 56s384
3º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 56s490
4º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s528
5º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s634
6º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 56s421
7º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 56s438
8º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 56s588*
9º – Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 56s469
10º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 56s503
11º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s518
12º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 56s536
13º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 56s536
14º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 56s561
15º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s586
16º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 56s547
17º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), 56s549
18º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 56s571
19º – Dudu Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), 56s611
20º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 56s653
21º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 56s673
22º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 56s692
23º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 56s765
24º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 56s796
25º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 56s921
26º – Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), 56s922
27º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 56s960
28º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), 57s012
29º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 57s124

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.