Após uma parada de um mês, a Stock Car volta neste final de semana em Cascavel, no Paraná, para a nona etapa da temporada. Depois de competir em várias pistas do calendário nessa minha primeira temporada, essa é a única pista que estava faltando eu competir na categoria.
Meu objetivo é mais uma vez conseguir um top-10 e para isso vou contar bastante com as informações dos engenheiros e dos meus companheiros na Cimed Racing, já que a equipe tem um setup muito bom para essa pista. Ainda quero aproveitar todos os treinos, inclusive a sessão extra para os estreantes no final da sexta-feira.
O traçado de Cascavel é considerado pelos pilotos como um dos mais técnicos da temporada e também é o mais veloz. Para se ter uma ideia da velocidade da pista, os carros da categoria costumam percorrer o Bacião, curva mais famosa do circuito, próximo dos 200 km/h. A média horária de uma volta no traçado chega próxima dos 180 km/h, o mais rápido de toda temporada, já que Tarumã não faz mais parte do calendário em 2019.
Os pilotos também sempre falam que Cascavel tem um dos circuitos mais desafiadores do calendário da Stock Car, que é preciso manter bastante a concentração em todas as voltas para tirar o melhor possível do carro. Estou motivado e com uma expectativa muito boa para correr neste final de semana.
Antes de chegar na Stock Car, eu também competi em 2017 na Stock Light e venci uma prova justamente no Paraná, mas foi em Curitiba. Logo que subi para a categoria principal, me tornei o mais jovem piloto a competir na história com apenas 17 anos, inclusive esta será minha última etapa antes de completar 18 anos. Espero fazer duas boas corridas no domingo e conquistar pontos importantes.
*Marcel Coletta é piloto da Cimed Racing na Stock Car