Daniel Serra encerrou o ano de 2017 conquistando o seu primeiro título da Stock Car, com a equipe Eurofarma RC, em prova disputada em Interlagos, que teve a vitória de Ricardo Maurício.
Maurício liderou a maior parte da corrida, sendo superado durante poucas voltas pelo campeão Serra, que mais tarde, além de perder a liderança, perderia a segunda posição para o seu também companheiro de equipe Max Wilson – um domínio total da equipe Eurofarma em São Paulo.
Serra coroou o seu fim de ano com mais um pódio e o título, em um ano em que venceu as 24 Horas de Le Mans correndo pela equipe oficial da Aston Marin.
Confira como foi a corrida:
Na largada, as primeiras posições foram mantidas, Foresti e Khodair se estranharam no final da reta oposta e caíram para as últimas posições.
Após a primeira volta completada. Ricardo Maurício seguia na ponta, com Serra em segundo e César Ramos em terceiro. Thiago Camilo caia para décimo.
Ao final da segunda volta, Maurício abriu caminho para Serra assumir a ponta da corrida. Uma volta depois, Ricardinho, usando o push, reassumiu a primeira colocação. Porém na reta oposta, Serra superou o companheiro novamente.
Com essa disputa, César Ramos que vinha em terceiro, se aproximou da briga, trazendo Marcos Gomes, Max Wilson e Rubens Barrichello.
Thiago Camilo ficara preso atrás de Sérgio Jimenez e não conseguia sair da décima colocação e ainda tinha que se defender das investidas de Felipe Fraga, que vinha em 11º. Mas foi Felipe Lapenna, que usando o botão de ultrapassagem, superou Fraga e Camilo, subindo para décimo.
Na volta 10, Guga Lima e Márcio Campos bateram no Bico de Pato e tiveram que abandonar a prova.
Augusto Farfus fez a ultrapassagem em cima de Barrichello, assumindo a sexta colocação, fazia uma boa prova o piloto curitibano.
Na volta 11, Serra foi para os boxes, para o reabastecimento e a troca de pneus, enquanto isso Rubinho reassumia a sexta colocação, dando o troco em Farfus.
Na volta seguinte, foi a vez de Maurício parar, com isso Ramos assumia a ponta. Thiago Camilo permaneceu na pista por mais algum tempo .
Ricardo Maurício aparecia à frente de Serra no retorno dos boxes, logo atrás vinha Max Wilson, os treino pilotos da Eurofarma andavam juntos.
César Ramos parou na volta 14, com isso, o novo líder era Felipe Fraga e após a parada de Fraga na volta seguinte, Camilo assumia a ponta. Max Wilson passou por Serra, assumindo a sétima colocação.
Na volta 16, Thiago Camilo finalmente parou nos boxes, retornando atrás de Júlio Campos, em 13º. Com isso, Ricardo Maurício reassumia a ponta, com Max Wilson em segundo e Daniel Serra.
Entre os líderes não houve mais alteração de posições, mas o caso de Camilo foi um pouco mais complicado. O piloto paulistano da equipe Ipiranga-A.Mattheis sofreu pressão de vários pilotos no meio do pelotão e acabou perdendo mais uma posição – a posição que seria limite para ele conquistar o título caso Serra abandonasse a prova.
Confira o resultado da etapa:
1) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC)
2) Max Wilson (RCM Motorsport)
3) Daniel Serra (Eurofarma RC)
4) Marcos Gomes (Cimed Racing)
5) Rubens Barrichello (Full Time Sports)
6) Diego Nunes (Hero Motorsport)
7) Augusto Farfus (Hero Motorsport)
8) Felipe Fraga (Cimed Racing Team)
9) Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing)
10) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team)
11) Denis Navarro (Cimed Racing Team)
12) Guilherme Salas (Vogel Motorsport)
13) Ricardo Zonta (Shell Racing)
14) Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
15) Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team)
16) Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports)
17) Cacá Bueno (Cimed Racing)
18) Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport)
19) Sergio Jimenez (Bardahl Hot Car)
20) Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing)
21) Tuka Rocha (RCM Motorsport)
22) Allam Khodair (Full Time Sports)
23) Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports)
24) Bia Figueiredo (Full Time Academy)
25) Lucas Foresti (Full Time Academy)
26) Cesar Ramos (Blau Motorsport)
27) Beto Monteiro
28) Átila Abreu (Shell Racing)
29) Renato Braga
30) Galid Osman (Ipiranga Racing)
31) Marcio Campos (Blau Motorsport)
32) Guga Lima (Bardahl Hot Car)
* Colaboração: Vinícius Alves