Neste final de semana, a Stock Car dará continuidade ao seu tour internacional. Após correr em Buenos Aires, no começo de outubro, a categoria irá acelerar em El Pinar, no Uruguai, para a realização da décima etapa da temporada 2024.
Restando apenas 3 etapas para conhecermos o campeão, alguns pilotos já despontam como os favoritos para conquistar a principal glória do automobilismo nacional.
Com apenas 12 pontos de diferença para o líder do campeonato (Felipe Massa), o vice-líder Felipe Baptista já esteve na ponta em vários momentos da temporada. Exibindo consistência e grandes resultados ao longo do ano, o jovem piloto vem se estabelecendo como um dos principais candidatos ao título.
Em entrevista ao F1MANIA.NET, Felipe Baptista destacou seu amadurecimento na categoria e ressaltou a importância dessa “nova mentalidade” na conquista de resultados significativos contra grandes nomes do esporte a motor nacional.
“Acho que venho evoluindo bastante. Quando entrei na categoria eu tinha 18 para 19 anos, e hoje com 21 (não muito mais velho), acredito que estou mais experiente, consegui amadurecer bastante nesse período e estou com uma cabeça bem diferente do que quando comecei na Stock Car. Acho que essa mentalidade tem me ajudado muito para, junto do time Texaco Racing, fazer o que estamos fazendo e conquistando os resultados expressivos”, declarou Felipe Baptista, com exclusividade para o F1MANIA.NET.
Em Buenos Aires, o piloto não teve vida fácil. Mesmo com toda a preparação para correr no desafiador Autódromo Oscar y Juan Galvez, o carro de Felipe Baptista apresentou problema que comprometeu todo o final de semana.
Apesar das dificuldades impostas na última etapa, o piloto destacou que o imbróglio já está resolvido para a disputa no Uruguai.
“Encontramos o problema, que tivemos na última etapa na Argentina, e já foi solucionado, agora vamos continuar com o mesmo planejamento que a gente vinha seguindo, de manter essa velocidade, com foco e cabeça para somar o máximo de pontos, e assim retomar a liderança do campeonato. Acredito que nosso trabalho tem sido muito bem feito ao longo da temporada e esse tipo de coisa realmente acontece. O importante é que já conseguimos resolver para as três últimas etapas do ano”, disse o piloto.
Um dos desafios de Felipe Baptista e de outros postulantes ao título da Stock Car, será lidar com o “lastro do sucesso”. O sistema, que foi adotado em 2020, impõe peso extra nos carros dos pilotos mais bem colocados do campeonato.
Apesar da dificuldade, que visa equilibrar a performance dos competidores na categoria, Felipe Baptista analisa com otimismo a condição.
“Esse peso gera uma dificuldade a mais, porém faz parte do bom desempenho que a gente vem tendo, então é um ´problema bom´, como eu costumo falar. Uruguai vai ser uma pista nova, e já estou treinando bastante no simulador para tentar entender, o quanto antes, o que vai ser preciso para conseguir andar rápido. E, em Goiânia já sabemos que devemos ‘sofrer’ com esse peso extra, especialmente se tivermos na liderança do campeonato, com os 30 kg, mas o jeito é saber lidar”, finalizou Felipe Baptista.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.