Equilíbrio e recorde de pilotos no mesmo segundo marcam temporada da Stock Car

Que a Stock Car é um dos campeonatos mais equilibrados do planeta, ninguém discorda. A categoria mais importante do automobilismo brasileiro é uma das que mais coloca pilotos no mesmo segundo, seja em treinos livres, seja nas classificações. Agora, o campeonato pôde comprovar isso, graças a um levantamento inédito no País.

Uma média foi calculada feita levando em conta os resultados do Q1 deste ano. Com um grid que costuma ter mais de 30 pilotos, 26 andam sempre no mesmo segundo. A diferença média entre estes pilotos é de 0s844, o que significa que, em uma hipotética simulação de pista, um piloto por vez passaria pela linha de chegada a cada 0s032.

As etapas com mais pilotos no mesmo segundo do Q1 foram a quinta, em Cascavel, e a sétima, realizada em Curitiba, quando nada menos que 29 carros estiveram separados por este intervalo. As etapas de número oito e nove, ambas disputadas em Goiânia, contaram com 28 pilotos andando no mesmo segundo na fase inicial da classificação.

Neste final de semana, a Stock Car corre em Santa Cruz do Sul, em uma etapa que marca o retorno da categoria ao Rio Grande do Sul. Será também a última rodada dupla em que os competidores poderão descartar resultados, já que isso não será permitido na decisão do campeonato, marcada para 12 de dezembro em Interlagos.

Os treinos serão abertos neste sábado (20), dia também reservado para a classificação. A etapa de Santa Cruz do Sul está marcada para 13h40 de domingo, e contará com transmissão da Band, do Sportv e do canal da categoria no YouTube.