Felipe Fraga vence em El Pinar e encerra jejum de vitórias na Stock Car

Neste sábado, foi realizada a corrida principal da etapa inédita de El Pinar da Stock Car. Dominando a bateria de ponta a ponta, Felipe Fraga triunfou na primeira corrida principal da categoria em solo uruguaio.

No começo da prova, Felipe Fraga disparou na liderança, seguido por Massa e Casagrande. Ainda nos primeiros movimentos, Ricardo Maurício acabou escapando para fora da pista e caindo para a última colocação.

Recorrendo aos pushes, Dudu Barrichello ultrapassou Casagrande e assumiu a terceira posição. Na disputa entre Muggiati e Cesar Ramos, o capô do carro de Ramos ficou aberto, encobrindo o para-brisa do veículo. Logo em seguida, o piloto se envolveu em novo incidente com Cacá Bueno e Ricardo Maurício. Com o choque, o safety car foi acionado e Ramos foi punido com um drive through.

Na retomada da prova, Dudu Barrichello tomou a segunda posição de Felipe Massa e Fraga seguiu abrindo vantagem na liderança. Por conta de choque com Ricardo Maurício, Átila Abreu foi punido pela direção de prova em 10 segundos.

Após as paradas obrigatórias, Fraga seguiu na liderança, já Felipe Massa, derrapou e acabou caindo para a nona colocação. Voltando dos boxes, em duelo entre os líderes do campeonato, Felipe Baptista, que entrada em curva de alta velocidade, acabou sendo tocado na traseira por Massa.

Restando pouco menos de 20 minutos, Massa buscava se recuperar na disputa e já ressurgia entre os 5 primeiros. Instantes depois, Petecof, que estava realizando grande escalada, ultrapassou Felipe Baptista para ficar com a nona colocação e Cesar Ramos acabou abandonando a corrida.

Em batalha com Petecof, Zonta levou a melhor e se estabeleceu na sétima posição. Logo em seguida, Daniel Serra foi punido com 10 segundos por incidente com Thiago Camilo. A prova seguia com Fraga, Dudu Barrichello, Casagrande, Gaetano Di Mauro e Massa como os ponteiros.

Na volta 33, Petecof chegou à decima oitava posição conquistada desde o início da prova. O piloto ultrapassou Suzuki e alcançou a sexta posição. Já Gaetano Di Mauro, acabou deixando a disputa por conta de quebra de semi-eixo, e consequentemente Massa assumiu a quarta colocação.

Nos instantes finais, Massa e Petecof realizaram grande duelo buscando a quarta posição. Porém, a escala de Gianluca parou por aí e Felipe não cedeu espaço, conquistando pontos importantes para a disputa do campeonato. Com o resultado, o ex-F1 retomou a liderança no campeonato de pilotos. Já Felipe Baptista, um dos postulantes ao título da temporada 2024, chegou em oitavo.

Guiando com tranquilidade na liderança, Fraga faturou vitória na corrida principal da etapa de El Pinar e quebrou jejum de dois anos sem triunfos. Dudu conquistou a segunda colocação e Gabriel Casagrande completou o pódio da prova que encerrou o cronograma da categoria em El Pinar.

A próxima etapa da Stock Car, a penúltima da temporada 2024, está marcada para o fim de semana de 22, 23 e 24 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

* Com horas após o encerramento da corrida principal, a Stock Car anunciou punições para os pilotos Gianluca Petecof e Vitor Baptista. Petecof foi punido por acionar push antes de completar volta em relargada. Já Vitor, não apresentou dados de push contidos no sistema de aquisição. Dessa forma, Petecof, que havia chegado na P5, ficou com o décimo quinto lugar e Vitor Baptista, décimo quarto na prova, ficou com a vigésima terceira colocação.

Confira o top-10 da corrida principal da etapa de El Pinar da Stock Car

1º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 37 voltas em 52min13s292
2º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 5s497
3º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 6s013
4º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 6s952
5º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 9s623
6º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 10s658
7º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 11s392
8º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 12s315
9º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 13s213
10º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s982



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.