Um dos competidores mais experientes no grid da Stock Car, Julio Campos vem realizando grande campanha na temporada 2024. Animado com o desempenho apresentado ao longo do ano, o piloto almeja alcançar seu primeiro título da categoria na Super Final, que será realizada entre dias 14 e 15 de dezembro, em Interlagos.
Em entrevista para o F1MANIA.NET, em mais um episódio da série “Finalistas”, Julio Campos analisou sua performance apresentada na temporada e comentou sobre o caso dos pneus adulterados, que poderá definir os rumos esportivos da competição.
“Tem sido um final de ano bem especial pra gente. A equipe entregou um carro muito bom o ano inteiro. A única etapa que faltou performance foi em Goiânia, na última etapa. Quando meu engenheiro e eu optamos por um caminho que se mostrou não ser o mais acertado na classificação, colocando a gente lá no fundo do grid por conta de setup. Foi a única etapa que apresentamos performance abaixo na temporada. Apesar disso, só tenho a agradecer a Pole Motosport pelo ano. E espero que possamos coroar esse trabalho em Interlagos”, declarou Julio Campos, em entrevista exclusiva para o F1MANIA.NET.
Julio Campos está na Stock Car de forma integral desde 2010 e passou por diversas fases da categoria. Após destacar o surgimento de uma nova geração de pilotos, o finalista da temporada 2024 citou Rubinho Barrichello como inspiração e evidenciou a relevância dos competidores experientes do grid.
“Temos uma nova geração aí, demorou um pouco para aparecer, mas agora eles apareceram com vontade. Do nosso lado, temos que fazer o nosso, tentar superá-los até quando a gente puder. Exemplo disso é o Rubinho, que já está mais velhinho, mas acelera demais. Ele é uma inspiração para todo mundo lá dentro do grid. É impressionante ver o que ele faz até hoje e a vontade que ele tem de estar nas corridas. Tem sido bem bacana ver essas disputas entre os mais experientes e a nova geração”, disse Julio Campos.
Na última terça-feira (10), houve mais um capítulo no caso envolvendo a utilização de compostos ‘alterados’ na etapa do Velopark. O pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) decidiu que o caso retornará à primeira instância.
Com isso, Felipe Massa e Rafael Suzuki, da TMG, e Felipe Baptista e Enzo Elias, da Crown Racing, perderam seus pontos conquistados no Rio Grande do Sul. Beneficiado com a decisão, Campos subiu para a segunda colocação e está a 34 pontos do líder do campeonato, Gabriel Casagrande, que está com 815 pontos.
Já que a decisão do caso ainda terá de passar pela primeira e segunda instâncias, a temporada deve ser encerrada na pista de Interlagos sem um parecer final. Questionado sobre a situação, Campos assegurou o desconhecimento dos pilotos na utilização dos compostos adulterados.
“Os pilotos, com certeza, não agiram de má fé. Sabemos que os pilotos não, mas as equipes sim. Tentaram ganhar vantagem. E foram pegas, por isso foram desclassificadas, e entraram com recurso. A única coisa que a gente sabe é que chegou um laudo que diz que as equipes adulteraram os pneus, e vamos esperar para ver o que é a CBA vai decidir com relação a isso. Os pneus foram mandados para a fabricante e foi confirmado que houve a adulteração. Apesar disso, acho que os pilotos não tinham ideia do que estava acontecendo”, finalizou Campos.