Galid Osman coloca a Shell no top5 do grid da Stock Car em Curitiba

Pela primeira vez em sua curta história, a estreante equipe Shell V-Power avançou para o Q3 na Stock Car. Galid Osman colocou o Chevrolet Cruze #28 entre os seis mais rápidos da tomada de tempo em Curitiba e vai largar da quinta posição na tarde deste domingo.

Seu companheiro, Átila Abreu, também teve uma jornada positiva no qualificatório. Vencedor da última corrida do ano em Cascavel, o sorocabano do Cruze #51 teve um sábado de recuperação. Depois de sofrer com a performance do carro nos treinos livres, conseguiu passar para a segunda fase do treino que definiu o grid.

No Q2, o competidor sorocabano registrou 1:21.072 em sua melhor passagem, o que rendeu o 11º posto no grid para domingo. Em Cascavel há três semanas ele partiu em décimo, e acabou a corrida 2 no alto do pódio.

Quarto colocado no campeonato, o vice-campeão de 2020 Ricardo Zonta levou azar na tomada de tempo. O curitibano foi protagonista dos treinos livres em casa e vinha rápido no início do Q1. Mas o Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM teve um pneu furado, o que minou as esperanças do ex-F1.

A volta de aquecimento de Zonta era razoável e ele fechou seu grupo em 12º. Mas no fim acabou superado por sete competidores que entraram no grupo 2 e consequentemente vai largar em 19º.

Os três pilotos Shell já levantaram troféus no Autódromo Internacional de Curitiba, palco da corrida do vice-campeonato de Átila em 2014 e também da primeira pole da carreira de Galid.

Com a sexta etapa da temporada, a Stock Car completa a primeira metade do calendário. A jornada em Curitiba é fundamental, pois na semana seguinte o campeonato tem outro encontro na mesma pista, com a utilização do traçado do anel externo.

A Band exibe a corrida em TV aberta e o Sportv na TV fechada, a partir das 13h deste domingo.

 

O que eles disseram:

“Muito feliz com o resultado, Curitiba é uma pista especial para mim, sempre andei bem aqui e isso me deixou muito contente. Minha primeira pole na Stock foi aqui. Acho que esse quali foi um prêmio para a equipe que vinha treinando bem, mas ainda não tinha encaixado um bom quali como o de hoje.”

Galid Osman

 

“Não é uma posição ruim de largada, na última etapa largamos de posição parecida e fui o segundo maior pontuador dom fim de semana. Essa era a condição de carro que tínhamos, fomos melhores no quali do que nos outros treinos do dia. O carro deu uma piorada na velocidade de reta, mas valeu a reação ao longo do dia. Feliz pelo Galid no Q3 sendo esse o primeiro da equipe na temporada. O bom desempenho dele pode me ajudar muito a entender como melhorar o carro para as corridas.”

Átila Abreu

 

“Todos viram que o pneu furou e aqui não conseguimos esquentar o pneu em uma volta, precisamos de ao menos duas para conseguir chegar na temperatura. O tempo que tínhamos poderia garantir o Q2, o que ilustra o potencial do carro. Mas não foi o que aconteceu no fim. Uma pena, tínhamos acertado um bom caminho para o quali, mas agora vamos ter que focar no domingo.”

Ricardo Zonta