Neto Nascimento e Gabriel Felipe são campeões da E-Stock 2024

Campeonato virtual oficial da Stock Car, a E-Stock promoveu sua Super Final no último domingo (15/12) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A disputa pelos títulos das classes PRO e AM reuniu alguns dos melhores pilotos de automobilismo virtual do Brasil e premiou Neto Nascimento e Gabriel Felipe, que subiram ao pódio do “templo do esporte a motor nacional” diante de milhares de pessoas nas arquibancadas e nos muitos telões espalhados pelo autódromo e na Arena E-Stock, preparada especialmente para receber os 20 finalistas com simuladores de última geração preparados e desenvolvidos pela Extreme SimRacing.

Um dos expoentes do automobilismo virtual no Brasil, Neto Nascimento (Beguntan Racing) conquistou o título da PRO de forma improvável depois de um incidente que envolveu os quatro primeiros colocados quando restavam dois minutos para o fim da corrida. ‘Netão’ usou e abusou da experiência na reta final da disputa, quando travou duelo com o jovem Emanuel Santos, que veio dos Estados Unidos para participar da decisão. Na linha de chegada, Nascimento venceu por meros 0s061.

Como prêmio pela conquista, ‘Netão’ terá a chance de pilotar um carro do automobilismo real. O campeão vai testar um carro da Turismo Nacional em Interlagos. Ainda em julho, Nascimento falava sobre a possibilidade, que se tornou realidade com a conquista deste domingo. “Só o fato de pilotar em Interlagos já é um grande prêmio. E guiar um carro de competição como o da Turismo Nacional é um sonho que busco realizar aqui na E-Stock”, comentou à época.

O campeão da AM é Gabriel Felipe. A definição veio em meio a outro grande duelo, quando o piloto da Oak Racing Team disputou lado a lado com Carlos Erwig e confirmou a ultrapassagem somente na curva final para garantir um título cobiçado e ter a oportunidade de erguer o troféu no degrau mais alto do pódio em Interlagos.

A ‘nata’ do automobilismo virtual brasileiro se reuniu na Arena E-Stock para a decisão do título da categoria PRO. A abertura da etapa decisiva teve o campeão da segunda fase, Pedro Picanço, na pole position com 0s076 de frente para Victor Miranda, terceiro colocado do primeiro turno. Jackson Rezende foi o terceiro mais rápido, seguido por Victor Tieri, Henrique Pettinari e Ralph Benitez. Emanuel Santos largou em sétimo, seguido por aquele que viria a ser o campeão, Neto Nascimento. Leandro Werle e Slan Santos completaram o grid e fecharam o top-10.

Metros depois da largada, Victor Tieri foi o primeiro a escapar, no S do Senna, mas logo voltou à batalha. Picanço liderou as primeiras voltas, mas foi ultrapassado por Victor Miranda. O piloto da Delinte eSports by TK puxava um pelotão muito forte, que tinha os cinco primeiros bem próximos.

O top-5 tinha Miranda, Jackson Rezende, Pedro Picanço, Henrique Pettinari e Slan Santos, enquanto ‘Netão’ era o sexto após deixar Emanuel Santos para trás com pouco mais de dez minutos de corrida. Por boas voltas, os pilotos da Delinte e AC7 andaram próximos até o momento do início dos pit-stops obrigatórios.

A prova ganhou nova dinâmica nas voltas finais. Depois de ocupar a ponta, Pettinari deu adeus à disputa após ser punido com bandeira preta em razão de incidente na terceira volta. Na sequência, Victor Miranda retomou a ponta, seguido por Pedro Picanço, Jackson Rezende, Slan Santos e, mais atrás, Neto Nascimento vinha em sexto, atrás de Emanuel Santos a três minutos da bandeirada, em desfecho emocionante e imprevisível. Até que o imponderável entrou na pista com um incidente que envolveu diretamente os primeiros colocados.

Emanuel Santos assumiu o primeiro lugar na última volta e parecia destinado a conquistar um título improvável. Mas o ‘head coach’ não esperava pela ‘trucada’ de Neto Nascimento na reta dos boxes. Em confronto com os dois acionando o botão de ultrapassagem na reta final, ‘Netão’ conquistou o título por meros 0s061 e subiu no topo do pódio de Interlagos.

“Que dia! Que corrida e que última volta foi essa! Travadona no S do Senna, mas consegui me recuperar no miolo para usar o último push. Obrigado a todos pela torcida. Que dia especial. Parabéns à Vicar, IRB Esports, os patrocinadores e todos os envolvidos neste mega evento para o automobilismo virtual”, vibrou o campeão.

A Super Final para a categoria AM abriu a programação da decisão na Arena E-Stock em Interlagos. Os campeões da primeira e segunda fases do campeonato começaram bem e garantiram um lugar na primeira fila da prova que definiu o título. Gelson Xavier marcou a pole e foi 0s093 mais rápido que Carlos Erwig. E os respectivos segundos colocados dos turnos 2 e 1 vieram logo atrás: João Pessatto partiu do terceiro posto, lado a lado com aquele que viria a se consagrar como campeão da AM, Gabriel Felipe.

Com a presença dos carros dos dez finalistas na pista, a perspectiva era de uma batalha aguerrida do início ao fim da prova de 30 minutos. Em primeira volta com alguns enroscos, Erwig deixou o pole Gelxon Xavier para trás e assumiu a ponta. Gabriel Felipe manteve a quarta colocação.

O princípio de corrida foi protagonizado por Erwig e Xavier, enquanto Bruno Campos e Gabriel Felipe vinham mais atrás. Depois de um breve incidente na primeira volta, João Pessatto esboçou recuperação e era o sexto. Instantes depois, Gelson cometeu erro no S do Senna e caiu para quarto.

Felipe continuou a escalar o pelotão e assumiu a segunda posição ao passar Bruno Campos quando restavam 18 minutos para a bandeirada. A diferença para Erwig, contudo, era de 3s, em triunfo que parecia encaminhado ao gaúcho, que foi o primeiro entre os líderes a fazer seu pit-stop obrigatório, cenário que levou Gabriel Felipe à liderança quando já o piloto estava bem mais próximo do seu oponente. Erwig retomou a ponta depois da parada de Gabriel, mas com os dois concorrentes à vitória muito próximos um do outro. Bruno Campos estava colado na dupla, em terceiro.

A espetacular batalha pela vitória até a última volta e foi definida na estratégia de uso dos botões de ultrapassagem. Gabriel Felipe acionou o push-to-pass para superar Erwig e tomar a liderança. O gaúcho deu o troco na abertura da volta final e tratou de se defender do seu principal oponente. Mas Felipe preparou o contragolpe na última curva e contou com o botão de ultrapassagem para retomar a liderança, vencer e ser o campeão da E-Stock na divisão AM em 2024.

“Antes de tudo, quero parabenizar a Vicar e a IRB por organizar um evento desse porte, que tanto traz valor para o automobilismo virtual. Que grande estrutura! Foi uma grande corrida e um dia surreal com essa experiência. Quero agradecer muito à nossa equipe: fizemos um treinamento intensivo nos últimos dias. Agradecer também à minha família e a todos que me apoiaram. Vencemos”, destacou o campeão da AM.

E-Stock, temporada 2024
Super Final, Autódromo de Interlagos, Arena E-Stock
Categoria PRO

1º – Neto Nascimento (Begutan Racing/Toyota Corolla), 18 voltas
2º – Emanuel Santos (AC7e-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 0s061
3º – Slan Santos (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 0s643
4º – Victor Tieri (Lobo Racing/Chevrolet Cruze), a 0s876
5º – Henrique Pettinari (AC7 e-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 3s317
6º – Jackson Rezende (Delinte eSports by TK/Toyota Corolla), a 8s205
7º – Victor Miranda (Delinte eSports by TK/Toyota Corolla), a 37s452
8º – Pedro Picanço (AC7 e-Racing Team/Toyota Corolla), a 1 volta
9º – Ralph Benitez (Delinte eSports by TK/Toyota Corolla), a 8 voltas
10º – Leandro Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 15 voltas
Volta mais rápida: Henrique Pettinari, 1min40s111, volta 2

Categoria AM
1º – Gabriel Felipe (Oak Racing Team/Toyota Corolla), 18 voltas
2º – Carlos Erwig (MW GP/Chevrolet Cruze), a 0s505
3º – Gelson Xavier (HUB Racing/Toyota Corolla), a 1s878
4º – João Pessatto (Union Esports/Chevrolet Cruze), a 4s048
5º – André da Croce (Union Esports/Chevrolet Cruze), a 4s991
6º – Leonardo Imolesi (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 11s748
7º – Bruno Campos (HUB Racing/Toyota Corolla), a 12s653
8º – Felipe Pagni (Track Friends/Chevrolet Cruze), a 28s232
9º – Augusto Griebel (Titan Racing Team/Toyota Corolla), a 1 volta
10º – Felipe Mota (AC7 e-Racing Team/Toyota Corolla), a 7 voltas
Volta mais rápida: Felipe Mota, 1min40s680, volta 2



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.