Cesar Ramos começou ditando o ritmo do início do final de semana da Stock Car em Cascavel. No primeiro treino livre realizado no início da tarde desta sexta-feira (24), o piloto fez a melhor volta ainda no grupo 1 para fechar o dia como o mais rápido do pelotão.
Após os primeiros minutos do grupo 1 na pista, César Ramos foi quem anotou o melhor tempo, se colocando na primeira colocação. Na sequência, foi baixando sua marca e estava com 1min04s079, seguido por Nelsinho Piquet e Guilherme Salas.
Chegada a metade da sessão, entretanto, Rafael Suzuki tratou de empurrar todos um posto para baixo ao se colocar como o mais veloz, mas logo foi superado por Gianluca Petecof que, em seu décimo giro cronometrado, fez 1min03s912, único abaixo de 1min04s.
Com o primeiro grupo entrando na reta final da sessão, Petecof era quem ponteava a atividade, seguido por Salas, Suzuki, Ramos e Ricardo Maurício completando as cinco primeiras colocações entre os mais velozes.
Entre o ponteiro e o 13º, Tony Kanaan, todos os competidores estavam dentro do mesmo segundo, separados por apenas 0s927. Ainda, Maurício era quem mais tinha rodado com 16 voltas, enquanto Felipe Fraga era o que menos correu com apenas sete.
Nos minutos finais, os competidores ainda conseguiram baixar consideravelmente os giros rápidos. Ramos voltou para o primeiro posto e ali terminou a sessão com a marca de 1min02s896, volta feita em sua última tentativa rápida – inclusive, foi o único abaixo de 1min03s.
Piquet completou na segunda posição, com Salas, Marcos Gomes e Ricardo Zonta fechando os cinco mais velozes do grupo 1.
Depois de a primeira leva de competidores ir aos boxes, o segundo grupo foi liberado. E como de costume, não demorou para que os carros da Stock Car logo rasgassem as curvas do circuito de Cascavel.
Com as primeiras voltas completadas, Thiago Camilo foi o primeiro a conseguir se colocar na primeira colocação. O titular da Ipiranga havia feito 1min04s391, mas as coisas não seguiriam iguais, já que logo Bruno Baptista e Gaetano di Mauro o superaram.
No andamento da sessão, os dois blocos de competidores começou a se misturar bem. Apesar de César seguir absoluto na primeira posição, Bruno agora saltou como o segundo mais rápido, estando a 0s533 do ponteiro, ainda o único a ser abaixo de 1min04s.
Restando pouco menos de dez minutos para a quadriculada, a ordem em Cascavel era de Ramos em primeiro, com Bruno Baptista, Felipe Massa, Nelsinho, Salas, Gomes, Di Mauro, Felipe Baptista, Zonta e Julio Campos fechando o top-10.
Entre César, o primeiro colocado com 1min02s896, e Denis Navarro, que era o 18º com 1min03s885, apenas 0s989 separavam os competidores e, portanto, todos dentro do mesmo segundo. Até o 30º, e último, colocado, eram apenas 2s.
Bandeira quadriculada e nada mais mudou em Cascavel. Ramos fechou o dia como o mais rápido do pelotão, seguido por Massa, Bruno Baptista, Nelsinho e Salas completando o top-5. Gabriel Casagrande, líder do campeonato, foi 16º.