Categoria: Stock Car
|
31 de julho de 2022 13:59

Rossi aproveita confusão e vence corrida 1 da Stock Car em Interlagos

Matías Rossi soube aproveitar as oportunidades para garantir a vitória da corrida 1 da Stock Car em Interlagos. Na tarde deste domingo (31), o piloto se esquivou dos problemas na pista para cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

Quem saiu da pole-position foi César Ramos após herdar a posição de honra do grid por uma punição dada a Felipe Lapenna no sábado de classificação – o piloto excedeu o limite de velocidade do pitlane ao final da sessão.

Assim que as luzes se apagaram no Autódromo José Carlos Pace, o titular da Ipiranga manteve a ponta. Entretanto, se envolveu em um enrosco com Felipe Fraga, caiu no pelotão, o piloto da Eurofarma foi punido e, com isso, o argentino aproveitou a confusão.

O piloto controlou o ritmo, segurou a pressão de Lapenna nas voltas finais e cruzou a linha de chegada em primeiro, conseguindo, assim, sua segunda vitória da temporada. Felipe foi segundo, com Guilherme Salas completando o pódio.

Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car em Interlagos:

A categoria brasileira se preparava para a rodada dupla no Autódromo de Interlagos. Para a primeira prova do final de semana, quem largava da pole-position era Cesar Ramos após uma punição aplicada a Felipe Lapenna.

Assim que a largada foi autorizada, Ramos conseguiu manter a primeira colocação do pelotão e já abria distância. Mais atrás, Cacá Bueno e Gaetano di Mauro se envolveram em um enrosco e quem levou a melhor foi o mais jovem, que acertou o muro de proteção e ficou com o capô levantado.

Apesar do susto, nada de mais grave aconteceu e a pova continuou a todo vapor. No meio do pelotão, Felipe Baptista, Guilherme Salas e Diego Nunes colocaram lado a lado em um three wide na disputa por posições.

Pouco depois, Felipe apareceu rodando na transmissão, caindo para o fundo do pelotão. De acordo com as imagens, havia uma sugestão de que o competidor levou um toque na traseira do adversário da Blau.

Com cinco voltas completadas, Ramos estava na primeira colocação com Felipe Fraga ultrapassango Matías Rossi para o segundo posto. Felipe Lapenna e Salas completavam os cinco melhores do momento.

Na sétima volta, então, a janela de boxes foi aberta, com duração de quatro giros. Vale lembrar que os competidores são obrigados a fazer uma parada obrigatória na primeira das duas corridas.

Já na primeira oportunidade, diversos pilotos optaram por fazer suas paradas. Alguns dos nomes que fizeram o pit-stop foram Thiago Camilo, Gabriel Casagrande e Andi Jakos, argetino que está fazendo sua estreia.

Dos três primeiros colocados, César, Felipe e Matías, nenhum dos três optou por ir aos boxes no momento. Inclusive, desse trio, o mais rápido era o titular da Full Time, que também foi o primeiro a parar.

No giro seguinte, foi a vez da dupla da ponta fazer a visita pelo pitlane. A Ipiranga fez uma parada mais lenta para Ramos e quando foi liberado, foi para cima do adversário da Eurofarma e a dupla ficou porta a porta, mas César ficou na frente.

Os competidores vieram disputando posição pela primeira colocação do pelotão. Mais uma vez ficaram lado a lado batendo roda, até que em um lance otimista, Fraga veio por fora na subida do Laranja e bateu na traseira do adversário, que rodou e caiu para o fim.

E não demorou para que os diretores de prova punissem o campeão de 2016. Felipe teria de cumprir um drive-through, o que faria perder uma estimativa de 20s e, portanto, ir para uma projeção da 20ª colocação.

Restando pouco menos de nove minutos, Fraga, ainda para pagar punição, era o primeiro colocado. Rossi vinha em segundo, com Lapenna, Salas e Casagrande completando os cinco primeiros. Ramos era o sexto.

Seis minutos sobravam no relógio e Felipe havia acabado de fazer seu drive-trough, retornando ao traçado apenas em 18º, logo à frente de Rubens Barrichello, que saiu em 28º. Quem tomou a ponta, então, foi o argentino da Full Time.

Enquanto isso, pensando na corrida 2 e no grid invertido em Interlagos, Allam Khodair era o décimo e Felipe Massa, nono. Portanto, a dupla de pilotos estava fechando a primeira fila de saída em Interlagos.

Um fato curioso: quando Fraga entrou nos boxes para cumprir a punição, os mecânicos da Ipiranga foram à porta do box aplaudir o adversário. Pouco depois, os fiscais deram uma advertência ao time.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.