Guilherme Salas começou na frente o final de semana da Stock Car na Argentina. Na primeira sessão de treino livre que aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), o piloto foi o mais rápido para fechar na primeira colocação em Buenos Aires.
A sessão começou às 9h12 e o primeiro grupo logo se adiantou para deixar os boxes e acelerarem na pista. Esse era o primeiro contato dos competidores com o circuito, de volta ao calendário após hiato de seis anos – o traçado escolhido para 2023 é o número 8 com dez curvas, sentido horário e 3,38km de comprimento.
No momento da sessão, o céu estava azul e com poucas nuvens, o sol brilhando na capital argentina. Apesar disso, as temperaturas estavam baixas e rodavam na casa de 15ºC.
Após a primeira volta de instalação, o nome que aparecia no topo da tabela de tempos era de Felipe Fraga com 1min41s177. O piloto da Blau era seguido por Marcos Gomes, Felipe Baptista, Digo Baptista e Gianluca Petecof.
Com o andamento da sessão e os competidores cada vez mais habituados ao circuito, os tempos vinham caindo vertiginosamente. Com dez giros completados, Gabriel Casagrande, atual líder da classificação, saltou para a ponta com 1min26s108. O piloto era 0s126 mais rápido que Felipe Baptista, segundo.
Com pouco menos de dez minutos para o encerramento do primeiro grupo, a sessão precisou ser interrompida por bandeira vermelha. Felipe Baptista era o líder, com Fraga, Casagrande, Rafael Suzuki e Ricardo Maurício completando os cinco mais velozes do momento.
Entre o primeiro colocado do grupo, Felipe Baptista, e o último, Lucas Kohl em 16º, apenas 1s3 separavam todos os competidores.
Encerrado o primeiro grupo e a ordem ficou com Felipe Baptista na ponta com 1min17s964, seguido por Casagrande, Julio Campos, Fraga, Petecof, Rubens Barrichello, vice-líder da classificação, Maurício, Santiago Urrutia, Tony Kanaan e Suzuki.
Para a segunda parte do pelotão, o tempo começou a esquentar ligeiramente. Agora, o termômetro indicava 22ºC e com o sol ainda brilhando no céu.
Após os primeiros minutos, o primeiro nome a se colocar entre os dez mais rápidos foi Thiago Camilo. Com seis voltas no bolso, o titular da Ipiranga Racing cravou 1min18s313.
Mas as coisas rapidamente iriam mudar, pois Guilherme Salas conseguiu acertar volta voadora para se colocar no topo da sessão. O competidor virou 1min17s929 e bateu a antiga marca de Felipe em apenas 0s035.
Encerrada a sessão e quem ficou com a primeira colocação do primeiro treino livre da Stock Car na Argentina foi Guilherme Salas. Na segunda posição veio Felipe Baptista, com Casagrande, Matías Rossi, o piloto da casa, e Lucas Foresti completando as cinco primeiras colocações.