Daniel Serra abriu a temporada da Stock Car com vitória. Neste domingo, na corrida 1 da categoria brasileira em Goiânia, o piloto largou da terceira colocação, pulou para a primeira posição ainda na largada e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro.
Com saída autorizada no autódromo, Cacá tentou manter a ponta do pelotão, mas viu a dupla da Eurofarma fazer pressão e logo foi ultrapassado. Daniel Serra passou a ser o líder da corrida, enquanto Ricardo Maurício ficou em segundo.
Mais para trás no pelotão, a saída foi bastante tumultuada. Beto Monteiro, por exemplo, viu seu capô levantar quando as luzes se apagaram e logo foi para os boxes. O competidor logo abandonou a corrida 1, tentando preparar o carro para a prova seguinte. Rubens Barrichello foi outro que teve problemas, escapando da pista e aparecendo em 23º.
A briga por posições estava bastante agitada mais para o meio. Quando Christian Hahn vinha disputando com Julio Campos e Felipe Massa, companheiros de equipe na Lubrax, acabou rodando e caiu para o fundo do pelotão, em 29ª colocação.
Na quarta volta, a ordem na pista era Daniel em primeiro, seguido por Maurício, Bueno, Allam Khodair e César Ramos.
Não demorou muito para que a dupla da Eurofarma protagonizasse uma emocionante briga pela primeira posição. Com pouco menos de 19 minutos para a bandeira quadriculada, Ricardinho deu o bote em cima de Serrinha, assumindo a ponta. Mas logo o piloto levou o troco e voltou para a segunda colocação.
Tony Kanaan, um dos estreantes da temporada, não conseguiu terminar a primeira corrida. O vencedor da Indy 500 de 2013 passou reto na curva e bateu com força na barreira de proteção, acionando imediatamente o carro de segurança. O piloto saiu sem problemas do carro.
No reinício de prova, Daniel seguiu na primeira posição, seguido por Maurício e Bueno. Mais para trás, Gabriel Casagrande deu o bote em cima de Guilherme Salas para assumir a nona colocação. Neste ponto, a janela de boxes foi iniciada com Gaetano di Mauro, Thiago Camilo e Julio Campos sendo os primeiros a fazerem o pit-stop. Os líderes pararam na volta seguinte, com Maurício voltando para o traçado em primeiro, com Serra e Bueno logo depois.
Então, uma cena que mudou toda a corrida com pouco mais de quatro minutos para o fim. Maurício errou e rodou, perdeu posições e caiu para a nona colocação, precisando lidar com a pressão de Di Mauro e Átila Abreu. Serra aproveitou o deslize para voltar para primeiro, enquanto quem subiu para o pódio foi Allam Khodair.
Pouco depois, Massa foi para os boxes da equipe e também abandonou a prova com problemas no câmbio de seu carro.
O último minuto estava bastante movimentado em Goiânia. Outro competidor que cometeu um erro foi Nelson Piquet Jr, que escapou da posta – Sergio Jimenez, companheiro do piloto, completou apenas oito voltas antes de abandonar a prova.
O último giro ainda reservou a exclusão de Barrichello e Ricardo Zonta da corrida. O motivo foi que a dupla de pilotos não parou nos boxes na janela determinada – é obrigada uma parada para trocar ao menos um pneu.
Bandeira quadriculada em Goiânia e Serra começou com vitória em 2021. Quem terminou na segunda colocação foi Bueno, com Khodair completando o pódio da corrida 1. Gaetano terminou na décima colocação e, portanto, larga da pole na prova 2.
Horas depois do encerramento da etapa, já na parte da noite, a CBA desferiu diversas punições a pilotos na corrida 1. Ricardo Zonta e Rubens Barrichello não fizeram a parada obrigatória, Beto Monteiro por se envolver em acidente com Tuca Antoniazi e Max Wilson, Ricardo Maurício, Allam Khodair, Pedro Cardoso e Marcos Gomes por acionamento do push antes da primeira volta e Gabriel Casagrande por sobreposição na parada obrigatória sobre o carro de Átila Abreu.
Confira o resultado da primeira etapa da Stock Car 2021, em Goiânia:
1) Daniel Serra
2) Cacá Bueno
3) Allam Khodair
4) César Ramos
5) Bruno Baptista
6) Thiago Camilo
7) Denis Navarro
8) Gabriel Casagrande
9) Ricardo Maurício
10) Gaetano Di Mauro
11) Atila Abreu
12) Guilherme Salas
13) Lucas Foresti
14) Júlio Campos
15) Rafael Suzuki
16) Diego Nunes
17) Pedro Cardoso
18) Marcos Gomes
19) Galid Osman
20) Gustavo Frigotto
21) Tuca Antoniazi
22) Nelson Piquet Jr.
OUT) Felipe Massa
OUT) Gustavo Lima
OUT) Sérgio Jimenez
OUT) Christian Hahn
OUT) Tony Kanaan
OUT) Max Wilson
OUT) Beto Monteiro
OUT) Felipe Lapenna
OUT) Rubens Barrichello
OUT) Ricardo Zonta
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.