Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel) tem motivos de sobra para sair autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), com um sorriso estampado no rosto. Campeão da temporada 2021 da Stock Car Pro Series, o paranaense dominou a corrida 1 da 8ª etapa da categoria, e viu seu adversário direto ao título, Daniel Serra (Eurofarma-RC) viver uma história totalmente diferente.
Tudo porque Serra, que largaria na pole-position na corrida 2 devido ao grid invertido, nem conseguiu terminar a volta de formação. Com os 34ºC de temperatura na cidade gaúcha, o motor superaqueceu e entrou em modo de segurança. E, quando a temperatura dele baixou, foi a vez da bateria falhar na hora da partida.
O calor, aliás, já era uma preocupação do tricampeão da categoria. Ontem mesmo, após a classificação, havia falado que “tudo pode acontecer na corrida”. Com o infortúnio do principal adversário, Casagrande aproveitou o máximo que pode e desembarcará em Buenos Aires (Argentina), em outubro, como o novo líder da Stock Car Pro Series.
Com o resultado, Casagrande tem 217 pontos – 21 a mais que o vice-líder.
Corrida 1
Largando na 13ª posição, Serra sabia que não teria vida fácil na prova gaúcha. Afinal, seu adversário direto estava na pole-position: ou seja, não precisaria desgastar muito equipamento.
E Casagrande aproveitou essa vantagem. Com uma largada tranquila, sem percalços na curva 1, imprimiu um ritmo forte desde o início e controlou o ímpeto de Cesar Ramos (Ipiranga Racing), o segundo. Lá atrás, Serra tentava recuperar o terreno perdido.
Na volta cinco, já havia conquistado duas posições e esperava apenas para saber qual seria a estratégia de box do então vice-líder do certame.
A janela foi aberta na volta 7 e Casagrande aproveitou para fazer sua parada obrigatória. Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Rafael Suzuki (Pole Motorsport) – 4º e 6º na classificação, respectivamente – foram uma volta depois. Enquanto isso, Ricardo Zonta (RCM Motorsport), 3º na tabela, Rubens Barrichello (Mobil Ale), 5º, e Serra apostaram em uma estratégia mais para o fim da prova.
Entretanto, o “pulo do gato” não deu certo.
O piloto da A. Mattheis Vogel retornou na ponta e venceu a prova com facilidade. Dos principais concorrentes ao título, Barrichello e Serra finalizaram em 8º e em 10º respectivamente. Camilo, Suzuki e Zonta fecharam em 11º, 12º e 15º.
Corrida 2
Terminar em 10º era o que Serra havia planejado. Como o grid inverte as dez primeiras posições na segunda corrida, a pole-position seria dele. Mas essa vantagem ficou apenas nos planos, depois de ver seu carro apagar devido ao já citado superaquecimento.
Com isso, Lucas Foresti (A. Mattheis Vogel) herdou a posição de honra. E o piloto do carro de número 12 aproveitou muito bem esse momento, se protegendo de Barrichello – o 2º nesta largada – e manteve a ponta.
Porém, como já se tornou usual na Corrida 2, o Safety-Car foi acionado antes mesmo de se completar a primeira volta. Afinal, Bruno Baptista se enroscou em um incidente assim que a largada foi dada. Como havia abandonado a primeira prova, teve de sair do fundo do pelotão.
Foram necessárias cinco voltas para que a bandeira verde fosse acionada. E, assim que a janela obrigatória de pit stop abriu, Barrichello entrou.
Diferente da corrida 1, desta vez, houve marcação cerrada entre os adversários. Já como líder virtual do campeonato, entrou nos boxes na mesma volta, assim como Átila Abreu (Pole Motorsports).
E quem se deu melhor foi justamente Abreu. Assim como em Goiânia, saiu na frente de todos e se tornou o virtual líder da prova. A primeira posição, aliás, foi confirmada na volta 21, quando os boxes fecharam.
Assim, foi só manter o ritmo, mas teve um pequeno susto. A poucas voltas do fim, espalhou na curva 7, permitindo a chegada de Zonta, que não conseguiu aproveitar.
Ao fim, Átila Abreu colocou mais uma corrida 2 em seu currículo.
Resultado Corrida 1
1) Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel)
2) Felipe Fraga (Blau Motorsport)
3) Gianluca Petecof (FullTime Sports)
4) Guilherme Salas (KTF Racing)
5) Digo Baptista (KTF Sports)
6) Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC)
7) Átila Abreu (Pole Motorsport)
8) Rubens Barrichello (Mobil Ale)
9) Lucas Foresti (A. Mattheis Vogel)
10) Daniel Serra (Eurofarma-RC)
11) Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
12) Rafael Suzuki (Pole Motorsport)
13) Cacá Bueno (KTF Sports)
14) Felipe Baptista (KTF Racing)
15) Ricardo Zonta (RCM Motorsport)
16) Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli)
17) Felipe Massa (Lubrax Podium)
18) Tony Kanaan (Texaco Racing)
19) Nelson Piquet Jr. (Crown Racing)
20) Eduardo Barrichello (Mobil Ale)
21) Allam Khodair (Blau Motorsport)
22) Lucas Kohl (HotCar Competições)
23) Marcos GOmes (Cavaleiro Sports)
24) Enzo Elias (Crown Racing)
Abandonos
Julio Campos (Lubrax Podium)
Gaetano Di Mauro (HotCar Competições)
Cesar Ramos (Ipiranga Racing)
Bruno Baptista (RCM Motorsport)
Denis Navarro (Cavaleiro Sports)
Resultado Corrida 2
1) Átila Abreu (Pole Motorsport)
2) Ricardo Zonta (RCM Motorsport)
3) Rubens Barrichello (Mobil Ale)
4) Gianluca Petecof (FullTime Sports)
5) Guilherme Salas (KTF Racing)
6) Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC)
7) Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel)
8) Nelson Piquet Jr. (Crown Racing)
9) Felipe Fraga (Blau Motorsport)
10) Digo Baptista (KTF Sports)
11) Cacá Bueno (KTF Sports)
12) Julio Campos (Lubrax Podium)
13) Denis Navarro (Cavaleiro Sports)
14) Enzo Elias (Crown Racing)
15) Felipe Baptista (KTF Racing)
16) Cesar Ramos (Ipiranga Racing)
17) Rafael Suzuki (Pole Motorsport)
18) Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli)
19) Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
20) Lucas Kohl (HotCar Competições)
21) Lucas Foresti (A. Mattheis Vogel)
22) Marcos Gomes (Cavaleiro Sports)
Abandonos
Gaetano Di Mauro (HotCar Competições)
Tony Kanaan (Texaco Racing)
Allam Khodair (Blau Motorsport)
Eduardo Barrichello (Mobil Ale)
Felipe Massa (Lubrax Podium)
Bruno Baptista (RCM Motorsport)
Daniel Serra (Eurofarma-RC)