A Stock Car começa neste final de semana a temporada 2021. Pilotos e equipes desembarcam em Goiânia para a abertura do campeonato em meio a muita expectativa, nomes de peso no grid e novidades no regulamento que prometem agitar ainda mais a já bastante equilibrada categoria brasileira.
O início da temporada começa mais tarde do que originalmente previsto. No primeiro calendário divulgado pela organização, estava planejado para que a primeira etapa acontecesse no Velopark, no dia 28 de março. Entretanto, pela pandemia do novo coronavírus, foi preciso atrasar em quase um mês o começo das provas.
Mas atrasar a primeira rodada dupla do ano apenas aumentou ainda mais a expectativa para um campeonato que vem em alto nível. Primeiro, obviamente, pelos grandes nomes que passam a integrar de forma integral a categoria em 2021 e dividem as pistas com os já tradicionais competidores: o ex-piloto de F1 Felipe Massa e o campeão da Indy Tony Kanaan.
O ex-Ferrari e Williams faz seu début com a Stock Car pela equipe Lubrax, equipe comandada por Rodolfo Mattheis. Contando com Julio Campos como companheiro, com quem tem amizade de infância, espera ter rápida adaptação para logo conseguir perseguir os bons resultados. Vale lembrar que Felipe já correu duas etapas em 2018 – a Corrida do Milhão e uma prova em Interlagos. Portanto, não chega do zero.
Já o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 vai fazer sua temporada completa pela equipe Full Time. O baiano vai correr ao lado de Rubens Barrichello, com quem também dividiu time na categoria norte-americana, a KV, e já mantém amizade de muitos anos.
Portanto, para o grid deste campeonato, terão presentes quatro ex-pilotos com passagens pela F1. Além dos dois já citados acima, a Stock Car também conta com Ricardo Zonta e Nelson Piquet Jr. Ainda, conta com o retorno de Sergio Jimenez, campeão da Jaguar iPace eTrohpy, categoria de turismo elétrica que corria junto com a Fórmula E.
E não é apenas dentro das pistas que as novidades chegam na principal categoria brasileira. O regulamento para este ano está cheio de mudanças e a primeira é no calendário, que cresceu e ganhou forma bastante robusta: vão ser 12 etapas, todas em rodadas duplas. Portanto, serão 24 corridas disputadas ao longo do campeonato.
Isso não é tudo: a duração das disputas diminuiu. Para esta temporada, serão duas corridas, a primeira com 25 minutos mais uma volta, com a segunda sendo 20 minutos mais uma volta. Ainda, não existe mais a parada para reorganizar o grid: apenas uma volta para o realinhamento das posições e largada autorizada. Algo permanece igual: as dez primeiras posições invertem da primeira para segunda corrida.
Outros pontos importantes para ficar de olho: os descartes dos piores resultados passam de três para quatro, enquanto o lastro de sucesso, peso extra colocado nos carros dos melhores colocados, passa a contemplar seis pilotos. Ainda, o pole-position da etapa recebe dois pontos extras, equilibrando ainda mais a disputa.
Por fim, vale lembrar que a categoria também tem transmissão na TV aberta. A Band é nova detentora dos direitos da Stock Car e vai contar com narração de Luc Monteiro, enquanto Felipe Giaffone, Reginaldo Leme e Max Wilson se dividem nos comentários. Entretanto, na primeira etapa, Max não participa, pois vai substituir Matías Rossi. A SporTV fica com a função de canal fechado.
O grid para 2021 já está fechado e conta com mais de 30 carros. Confira aqui os pilotos que disputam a temporada deste ano.
Com tantas novidades e atraindo cada vez mais atenção de pilotos com carreiras já estabelecidas no automobilismo internacional, a Stock Car tem tudo para partir para uma das melhores temporadas dos últimos anos. Com um grid cada vez mais equilibrado e apenas detalhes fazendo a diferença, é possível esperar de tudo um pouco neste ano.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.