Stock Car: Felipe Baptista vence corrida sprint em dia de chuva em Interlagos

A Stock Car definiu os pilotos que vão acelerar na derradeira corrida da temporada 2024 com chances matemáticas de conquistar o título e o cobiçado Troféu dos Campeões.

A penúltima prova do campeonato foi disputada na tarde deste sábado (14/12) no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, e teve dois protagonistas: a chuva, que apareceu minutos antes da largada e ganhou força ao longo da prova, e Felipe Baptista (Crown Racing), que aliou performance e estratégia para vencer pela terceira vez no campeonato a bordo do Toyota Corolla #121.

A corrida sprint da Super Final teve ainda os amigos e conterrâneos Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Julio Campos (Pole Motorsport) compartilhando o pódio do “templo do automobilismo brasileiro”.

Gabriel Casagrande foi outro vitorioso neste sábado em Interlagos. Depois de uma classificação bem-sucedida, na qual conquistou a segunda posição no grid para a corrida principal, o piloto da A.Mattheis Vogel partiu em 11º no alinhamento inicial da prova sprint, mostrou bom desempenho e evoluiu mesmo em meio ao asfalto traiçoeiro em razão da chuva. Casagrande cruzou a linha de chegada na quarta posição, em condição muito favorável para buscar o tricampeonato.

A decisão do título agora se resume a cinco pilotos candidatos ao Troféu dos Campeões. Felipe Massa (TMG Racing, 811 pontos), Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time, 813), Ricardo Zonta (RCM Motorsport, 824) e Julio Campos (827) aceleram neste domingo com chances de buscar um título inédito em confronto direto com o atual campeão.

Casagrande corre na prova decisiva da Super Final com 857 e pode ser o mais jovem tricampeão da história da Stock Car. Um sétimo lugar, independente do resultado dos demais oponentes, será o suficiente para o piloto de 29 anos alcançar um feito histórico.

A chuva foi a grande protagonista do princípio de corrida sprint em Interlagos. Mesmo em tal condição, as equipes largaram com a liberdade de abrir a prova com pneus para asfalto seco ou molhado. A direção de prova determinou o início da corrida em regime de safety-car, o que não impediu os pilotos de irem até os boxes para realizar troca de pneus, em cenário de mudança de estratégia.

Gaetano Di Mauro puxou a fila e manteve a liderança com bandeira verde em Interlagos. Se a segurança foi a tônica nas posições da frente, a prova começou bastante agitada na sequência do pelotão, com várias disputas por posição, inclusive com três carros andando lado a lado ao passo em que a chuva apertou. Até que o safety-car voltou a ser acionado após incidente envolvendo os dois carros da Eurofarma RC, de Daniel Serra e Ricardo Maurício.

Naquele instante, Ricardo Zonta era o melhor posicionado entre os finalistas, em segundo, à frente de Felipe Baptista, Rafael Suzuki, Felipe Massa e Dudu Barrichello. Julio Campos era o oitavo, Gabriel Casagrande vinha em 12º e Bruno Baptista aparecia em 17º.

Zonta aproveitou a largada, foi para o tudo ou nada e partiu pra cima de Gaetano antes de o piloto da Cavaleiro Sports rodar com seu Cruze #11. O ex-Fórmula 1 assumiu a dianteira, mas era muito pressionado por Felipe Baptista em grande duelo pela vitória ainda antes da abertura da janela de pit-stop.

O reposicionamento dos pilotos depois dos pit-stops obrigatórios colocou Felipe Baptista na liderança da corrida após o piloto da Crown Racing ter superado Zonta após a parada. O jovem de 21 anos rumou para um triunfo com autoridade diante do caos e da chuva na penúltima prova da temporada 2024. Zonta confirmou o segundo lugar e Julio Campos completou o pódio, em terceiro.

Em corrida baseada na estratégia, Casagrande terminou em quarto depois de ter largado em 11º, finalizando logo à frente de Felipe Massa. Gaetano se recuperou do revés no início da prova para garantir o sexto lugar, à frente de Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Enzo Elias e Arthur Leist, décimo nesta tarde de chuva em São Paulo. Menção também a Bruna Tomaselli, que fez sua corrida de estreia na Stock Car e terminou no top-20.

O vencedor da tarde destacou a forte performance do seu Toyota Corolla mesmo em condições bem complicadas, com uma chuva que aumentou de intensidade durante a prova.

“Foi uma corrida realmente muito boa e fiquei feliz demais com esse desempenho. Mostramos que andamos rápido em qualquer condição. Amanhã vamos buscar mais uma vitória para fechar o ano com chave de ouro”, disse.

Ricardo Zonta também destacou o resultado. Ainda que a vitória tenha escapado, o experiente curitibano salientou a chance de ir para a última corrida do ano com possibilidade de ser campeão da Stock Car pela primeira vez.

“Estou bem feliz hoje. Não sabíamos o que aconteceria com a chuva. Até a entrada dos boxes estava em primeiro. Mesmo assim estou feliz por estar em segundo, e com o pódio permanecemos na briga pelo título. Vamos pra briga amanhã”.

No confronto que trava diretamente com outros dois paranaenses, Julio Campos enfatizou: vai lutar até o fim. “Vamos depender muito dos resultados do Gabriel amanhã, mas vamos pra cima”.

E Gabriel Casagrande descreveu o sentimento depois de enfrentar uma corrida desafiadora e, nas suas palavras, também bastante divertida.

“Gosto muito de andar na chuva. Aqui em Interlagos é sempre diferente. Foi uma corrida conturbada, tensa, alguns pilotos com pneus slicks e outros com pneus de chuva, tive de desviar de algumas batidas, também. Mas foi uma escalada e tanto para largar de 11º e terminar em quarto. Fizemos muitos pontos, o que era a nossa meta”, completou o líder do campeonato.

Confira a programação da Super Final em Interlagos
09:00 – Turismo Nacional – Etapa Endurance, corrida (3 horas + 1 volta)
12:15 – E-Stock – Super Final
14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
16:40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.