Stock Car: Ricardo Maurício “varre” etapa no anel externo de Goiânia

Ricardo Maurício conquistou as duas vitórias da nona etapa da Stock Car, disputada neste domingo (19), no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Para conseguir o feito inédito desde que a principal categoria do automobilismo brasileiro adotou este formato, o piloto da Eurofarma RC liderou praticamente de ponta a ponta a primeira corrida, e tomou a liderança nos metros finais na segunda.

Maurício largou da pole position na primeira corrida do dia, batalhou com Allam Khodair no início da prova, chegando a perder a primeira posição, mas se recuperou, seguindo para a vitória, a quarta no ano. Khodair terminou em segundo com um carro da Blau Motorsport, enquanto Ricardo Zonta, da Shell/RCM, completou o pódio.

Na segunda corrida do dia, Maurício largou em décimo por conta da inversão de posições da primeira prova, mas se recuperou. No final, o atual campeão se viu em uma batalha com Thiago Camilo, Gabriel Casagrande e Ricardo Zonta, e tomou a liderança na linha de chegada, batendo o rival da Ipiranga Racing por 0s010. Casagrande foi o terceiro.

A próxima etapa da Stock Car está marcada para o dia 24 de outubro, no Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP).

Confira como foi a etapa

Corrida 1
Sob um calor de 39°C, a primeira corrida no anel externo de Goiânia começou com Ricardo Maurício mantendo a primeira colocação, enquanto Allam Khodair superou Rubens Barrichello para tomar a segunda posição. O piloto do Toyota Corolla número 111 foi pressionado por Rafael Suzuki, seu companheiro de equipe, mas manteve o terceiro lugar.

Na segunda volta, Suzuki e Daniel Serra rodaram, conseguindo retornar ao traçado sem problemas. Na terceira volta, foi a vez de Bruno Baptista ter problemas e ficar lento no traçado, provocando a primeira entrada do Safety Car na corrida. Pouco antes, Barrichello e Ricardo Zonta batalhavam pelo terceiro lugar.

Durante a neutralização, o Toyota de Baptista parou de vez na pista, precisando ser resgatado. Na quarta volta, Beto Monteiro se dirigiu aos boxes para fazer ajustes em seu Chevrolet. A relargada veio na sexta volta, enquanto a direção de prova puniu Suzuki com um drive-through pelo incidente com Serra na segunda volta da prova.

Na oitava volta, Zonta passou por Barrichello para tomar a terceira colocação, enquanto Diego Nunes, Galid Osman e Matías Rossi batalhavam pelo quinto lugar. Na passagem seguinte, Khodair superou Maurício para tomar a liderança da corrida pela primeira vez. Na abertura da volta 11, o atual campeão retomou a liderança da prova.

Diego Nunes partiu para o ataque sobre Barrichello na 13ª volta, em disputa valendo o quinto lugar. O piloto da Full Time conseguiu se segurar na posição. Maurício conseguiu abrir uma pequena vantagem em relação a Khodair, que passou a ser pressionado por Zonta. Mais atrás, Tony Kanaan cometeu um erro e perdeu algumas posições.

Na volta 16, com a abertura da janela de paradas nos boxes, Zonta entrou para fazer a troca de pneu obrigatória. Na volta seguinte, foi a vez de Maurício fazer seu pit stop, sendo seguido por Átila Abreu e Tony Kanaan. Khodair e Barrichello partiram para as paradas no 18º giro. Após as paradas dos líderes, Ricardinho retomou à frente, seguido por Zonta e Khodair.

Barrichello, em quinto, passou a batalhar com Rossi, seu companheiro de equipe, pelo quarto posto. O veterano, porém, perdeu a posição para Marcos Gomes. Na frente, Zonta cometeu um erro e permitiu a aproximação de Khodair, em disputa valendo o segundo lugar. Diego Nunes, por sua vez, batalhava pelo décimo lugar com Galid Osman.

Gomes tomou o quarto lugar de Rossi na 25ª volta da prova, enquanto Zonta e Khodair passaram a trocar ultrapassagens, sempre usando o push to pass. Na 30ª volta, Felipe Massa foi aos boxes para preparar o carro para a segunda corrida, o que foi repetido por Tony Kanaan. Na frente, Ricardo Maurício seguiu para vencer a prova, seguido por Khodair e Zonta.

Corrida 2
A segunda corrida do domingo da Stock Car em Goiânia começou sob intervenção do Safety Car. Quando a bandeira verde foi acionada, Thiago Camilo manteve a primeira colocação, sendo seguido por Dennis Navarro, que superou Diego Nunes. No pelotão de trás, Felipe Lapenna, Tuca Antoniazi, Pedro Cardoso, Rafael Suzuki e Tony Kanaan bateram, ficando na pista.

Navarro se envolveu em um toque com Cesar Ramos, que ficou na pista. O mesmo não ocorreu com Diego Nunes, que abandonou a disputa. O Safety Car foi acionado com Camilo na liderança, seguido por Ramos e Ricardo Zonta. A relargada veio na sexta volta, e a direção de prova puniu Marcos Gomes com um drive-through por queima de largada.

Allam Khodair e Matías Rossi passaram a duelar pela quarta posição, com o piloto da Blau Motorsport cometendo um erro e caindo para sexto, perdendo a posição também para Ricardo Maurício. O atual campeão superou também o argentino na nona volta, tomando o quarto posto. Mais na frente, Zonta superou Ramos para tomar a segunda posição.

Na volta 13, Ramos superou mais uma vez Zonta, recuperando a segunda posição, enquanto Maurício chegou no pelotão dos líderes. Beto Monteiro, no pelotão de trás, tomou um toque e viu a lataria começar a raspar o pneu. Zonta e Ramos se estranharam e Maurício tomou o segundo posto, caindo para terceiro na sequência após o paranaense acionar o push to pass.

Maurício retomou o segundo lugar na volta 16, e se aproximou de Camilo, o líder da prova. Guilherme Salas escapou da pista e parou na brita, provocando a segunda entrada do Safety Car na corrida. Neste momento, Marcos Gomes se dirigiu aos boxes para fazer seu reabastecimento, o que ainda não configurava a parada obrigatória.

A relargada veio na abertura da volta 19, com Zonta atacando Maurício pela segunda posição. Os dois, além de Ramos, visitaram os boxes no complemento do giro, enquanto Camilo seguiu na pista. No retorno aos boxes, o paranaense saiu na frente do paulista. Os dois ficaram atrás de Gabriel Casagrande, que apostou em uma estratégia para a segunda corrida.

Na volta 22, Camilo foi aos boxes, e perdeu a posição atrás de Casagrande. Dois giros depois, Felipe Massa rodou na primeira curva, enquanto disputava posição com Khodair. Pouco depois, o piloto da Ipiranga Racing retomou a liderança ao passar pelo paranaense da A.Mattheis-Vogel. Na volta seguinte, Zonta usou o push to pass e superou os dois, passando de terceiro para primeiro.

A disputa entre os quatro primeiros seguia forte na volta 26, e Camilo retomou a liderança, seguido por Maurício e Zonta. Com o push, Zonta tomou a liderança, mas passou reto, despencando para a sexta posição. Maurício, Camilo e Casagrande entraram juntos na última curva, e Ricardinho seguiu para conseguir a vitória, a segunda no dia e a terceira no final de semana. Camilo e Casagrande completaram o pódio.