A Confederação Brasileira de Automobilismo desclassificou as equipes TMG Racing e Crown Racing da etapa do Velopark da Stock Car. A decisão ocorre por conta do uso ilegal dos pneus, após envio de jogos para a Coreia, sede da Hankook, fornecedora oficial da competição.
Com a sentença, Felipe Massa, Rafael Suzuki, Felipe Baptista e Enzo Elias não somarão os pontos da etapa gaúcha.
Após laudo da empresa que fornece a borracha, foi reportado que as equipes alteraram os pneus para uso em pista molhada no Velopark. Com isso, os jogos dos quatro carros das duas equipes foram enviados para a Ásia, junto com outros para comparação.
De acordo com o Motorsport, o laudo descreve que houveram mudanças nas características dos compostos, incluindo dureza, vicoelasticidade e química. Na apuração, foi constatado que a borracha estava cerca de 39% mais ‘macia’ do que o normal.
Os pneus foram utilizados durante a classificação da etapa, onde os carros tiveram grande vantagem sobre os demais durante a atividade.
A penúltima etapa da Stock Car será realizada entre 23 e 24 de novembro, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.