Rafael Daniel estréia com a W2 Racing em Interlagos

O crescimento da Stock Car Brasil está causando uma revolução também nos pilotos que dão os primeiros passos no automobilismo. Se antes a imensa maioria daqueles que começam a andar de kart sonhavam em seguir Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna na Fórmula 1, já é comum ouvir nos kartódromos a garotada defendendo ídolos da Stock Car V8 como Ingo Hoffmann, Chico Serra e Raul Boesel.

A possibilidade de competir numa categoria profissional dentro do próprio País, aliados aos problemas financeiros para continuar suas carreiras na Europa ou nos Estados Unidos, fazem com que muitos voltem suas atenções para a Stock Car, que nesse ano “repatriou” nomes como Christian Fittipaldi, Luciano Burti e Allam Khodair.

Um dos jovens pilotos que tomaram essa decisão é o paulista Rafael Daniel, de 21 anos. Ele vai estrear no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light no próximo final de semana no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo, com a equipe carioca W2 Racing, que também vai disputar pela primeira vez uma temporada completa da categoria que funciona como acesso à Stock Car V8.

“Eu também pensava em sair do kart para a Europa, ou seja, seguir o caminho natural. Mas esse sonho foi sendo adiado e nunca consegui devido a falta de orçamento. Como a Stock Car cresceu muito, o interesse dos patrocinadores também aumentou e a categoria ficou mais interessante”, comentou Rafael, que teve seu primeiro contato com o Chevrolet Astra Hatch da categoria em dezembro do ano passado. “Quando andei com o carro sabia que meu caminho seria esse. A partir dali passei a me dedicar para concretizar meu objetivo”.

Um de seus ídolos na Stock Car é o veterano Chico Serra, tricampeão em 1999/2000/2001, já que é amigo de seu filho Daniel Serra, atualmente competindo na Fórmula Renault Européia. Da nova geração, Rafael torce para Felipe Maluhy, com o qual já fez uma dupla quase imbatível no Biland Challenge. Eles foram campeões da categoria em 2004.

“Nunca sonhei em rivalizar com eles até por que não pensava em entrar na Stock Car tão rápido, mas agora quem sabe daqui a alguns anos estaremos juntos na pista”, anima-se o piloto da W2 Racing.

Para seu primeiro ano na Stock Car V8 Light, Rafael Daniel não fala em moleza. Será uma temporada de muito trabalho para se adaptar ao carro, que é diferente de tudo aquilo que já andou até agora.

“Sei que isso não vai acontecer de uma hora para a outra, mas espero pensar em alguns pódios no decorrer do campeonato. As disputas serão muito grandes, pois acredito que pelo menos 10 pilotos têm condições de vitória”, disse Rafael, que também já treinou com um carro de Fórmula 3.

Sobre a equipe, Rafael Daniel destaca o bom entrosamento conquistado nos treinos coletivos que aconteceram há duas semanas no Autódromo de Interlagos. “Fui muito bem recebido pela equipe, embora tivemos apenas uma breve experiência juntos. O carro se comportou muito bem, não apresentou nenhuma falha, e mostrou que é competitivo depois que o Ricardo Maurício fez os acertos necessários. Estou animado, pois sei que serei competitivo com mais horas de vôo. Mas tudo na sua devida hora”, finalizou confiante.