Quarto colocado em 2003, Paulo Roberto Bonifácio pretende brigar pelo título da Stock Car V8 Light nesta temporada. Boni renovou contrato com a Action Power e estréia o novo carro com motor V8 na abertura do campeonato marcada para o sábado, dia 27 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba. Com apenas um ano e meio de experiência no automobilismo, o piloto de 38 anos foi vice-campeão brasileiro de Endurance, provas de longa duração, venceu uma corrida e subiu sete vezes ao pódio da categoria de acesso à Stock Car V8.
“Acredito que devo começar o ano mais competitivo. Mas não me considero favorito. Os meus adversários são bons, não tem piloto bobo na Stock Light”, disse Boni, que começou a carreira no dia 30 de junho de 2002, em uma prova da Copa Corsa em Interlagos.
Boni conhece bem os 2.680 metros do anel externo do circuito paranaense. Na temporada passada, o piloto garantiu a volta mais rápida da penúltima rodada dupla com o tempo de 53s468 e média de 180,44km/h.
“Gosto de Curitiba. O S é um trecho complexo, você tem de contornar com jeito para sair acelerado. A Curva da Vitória também precisa de atenção especial”.
Entre as várias modificações programadas para a temporada de 2004 do Campeonato Brasileiro de Stock Car está o motor do Stock Light. No lugar do antigo 6 cilindros, a categoria passará a usar o mesmo propulsor V8 dos principais e mais cobiçados carros de Turismo do Brasil.
A potência será a mesma das outras temporadas: 350 cavalos contra 450 HP da Stock Car V8. Preparados pela empresa ZF, os motores da Light sofreram outras pequenas e necessárias modificações técnicas sempre com o objetivo de manter a performance e reduzir os custos. Outra importante alteração é a troca do álcool, usado na temporada passada, pela gasolina.
“Estou curioso para andar com o novo carro. Acredito que será mais dócil e fácil de guiar, mesmo mais rápido do que o seis cilindros”, disse o piloto da Action Power.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.