Daniel Landi estréia na categoria

Às 11h15 da próxima quarta-feira, uma nova etapa da carreira do piloto paulistano Daniel Landi (Diário do Grande ABC/Peugeot Finance/Avenir) terá início. É o horário da primeira sessão da Stock Car V8 Light nos treinos coletivos da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba. Os testes irão até quinta-feira. Na sexta-feira, começará a programação oficial da primeira rodada da Stock Car na temporada 2004. A Stock Car V8 Light terá duas corridas, uma no sábado e outra no domingo. A prova da Stock Car V8 será transmitida ao vivo pela Rede Globo de Televisão na manhã de domingo.

“Estou curioso para saber as reações e a forma de acertar o carro”, conta Daniel Landi. Ele vem de duas temporadas na Fórmula 3 Sul-Americana – uma na Light e outra na Classe A. E será a primeira vez que guiará seu carro novo. Há algumas semanas, ao fechar com a Carreira Racing, deu quatro voltas em Interlagos com o Astra da Stock Light, mas o do ano passado, com motor de seis cilindros em linha. “Eu me senti bem, me adaptei até que depressa, na última volta já vinha rápido”, conta o piloto, que tem metas bem claras para esta temporada: “adquirir experiência com o carro, pontuar, fazer um bom primeiro ano na categoria”.

As provas da Stock Car V8 e da Stock Car V8 Light do próximo fim de semana serão realizadas no anel externo do circuito de Curitiba, pista onde Daniel Landi ainda não andou. “Será um outro estilo de corrida, diferente do circuito misto. Não chega a ser um oval, mas a velocidade é maior, cada volta em menos de um minuto. Exige muita concentração. São duas retas e duas curvas – a da Vitória e o Esse de baixa velocidade – que já conheço. Não deixa de ser um desafio extra, mas não é nada que não se consiga aprender fazendo uma corrida”, avalia o piloto.

Composto por carenagem do Astra Hatchback usada desde 2003 sobre chassi tubular, o Stock Car V8 Light chega com várias mudanças, começando pelo motor, um V8, incorporado ao nome da categoria. É o mesmo motor da Stock Car V8, mas com 100 cavalos a menos, 350. Agora, o carro da Light é movido a gasolina e não mais a álcool. Os quatro pneus Pirelli – nacionais – têm as mesmas dimensões. Antes os traseiros eram mais largos. O câmbio é uma versão nova do utilizado anteriormente, com a quinta marcha alongada. E os discos de freio dianteiros são maiores. A Stock Car V8 estará estreando com carenagem do Astra Sedan.