Daniel Landi sobe ao pódio em sua estréia

Absolutamente satisfeito, na quinta posição da Campeonato da Stock Car V8 Light, com 20 pontos marcados. Foi assim que Daniel Landi (Avenir/Diário do Grande ABC/Peugeot Finance) saiu da prova de fogo na sua estréia na Stock Car V8 Light, no último fim de semana, com duas corridas, no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba.

Depois de abandonar a primeira prova, ele terminou a segunda em segundo lugar. Vindo da Fórmula 3 Sul-Americana, com o título de vice-campeão da F-3 Light 2002 e o quinto lugar na Classe A em 2003, o piloto paulistano dirigiu seu novo carro pela primeira vez na semana passada.

“Eu me sinto feliz, pois, sinceramente, não esperava subir ao pódio no primeiro final de semana da temporada”, confessa Daniel Landi. “Com a mudança do motor e outros itens, as peças novas demoraram a chegar, o carro ficou pronto em cima da abertura do campeonato e, naturalmente, apresentou alguns problemas iniciais. Tive problemas com a embreagem – que é nova na categoria – do primeiro treino à última corrida. Mas, mesmo assim, da sexta-feira ao domingo, as coisas evoluíram e consegui pontuar, fazer um pódio, me adaptar melhor ao carro. Foi muito bom.”

Na primeira etapa, disputada no sábado, ele largou da nona posição e abandonou na 11a volta, a 20 voltas do fim, depois de rodar, quando estava na quinta posição, e ter o motor do carro quebrado. Acabou em 11o lugar, e daí largou na segunda etapa, para terminar em segundo lugar. Foi uma rodada de aprendizado.

Além das adversidades de estrear com um carro de turismo, tendo experiência apenas com carros fórmula, e sem participar dos treinos coletivos, havia ainda a concorrência. “O maior desafio foi dominar o carro e ao mesmo tempo enfrentar os adversários para chegar ao quinto lugar em que estava quando abandonei a primeira corrida e ao segundo lugar da segunda prova”, ele relata.

Tecnicamente, a velocidade das ações de comando do carro foi o maior adversário do piloto. “Na tomada de tempos para a primeira corrida, fiquei um pouco nervoso, acabei errando na primeira volta, e na segunda, andei sem confiança e só consegui o nono tempo”, revela o piloto.

“Na primeira corrida, ainda estava com a cabeça na guiada do Fórmula 3 e acabei errando de novo. Conversando com a equipe, vi que precisava ser mais cauteloso e mais lento nas reduções de marcha, ao contrário do que é necessário no Fórmula 3. Isso fez com que eu não errasse nenhuma vez mais e conseguisse terminar em segundo lugar.”

A próxima rodada dupla da Stock Car V8 Light está agendada para Interlagos, em São Paulo, de 16 a 18 de abril. O campeonato tem 18 corridas, duas a cada vez. Não há treinos extras, apenas os treinos livres da sexta-feira e do sábado antes da tomada de tempos.