Com o bom desempenho na primeira rodada dupla da Stock Car V8 Light, Junior Reck provou que nem sempre a primeira impressão é a que fica. Líder do campeonato com 41 pontos, ele teve o contato inicial com um veículo a motor ainda na infância, quando conduzia um pesado e lento trator na fazenda do pai. Alguns anos depois, esse piloto de 23 anos nascido em Itangará da Serra, no Mato Grosso, tem sensação completamente diferente ao guiar um carro de corrida que alcança 235 km/h nas pistas. A segunda rodada dupla da Stock Car V8 Light será nos dias 17 e 18 de abril em Interlagos, São Paulo.
“Quando era menor guiava o trator com meu pai. Hoje sou responsável pelas lavouras de soja e de algodão. Cuidar da fazenda não é como as pessoas pensam, não é como na novela. Tudo é muito complicado. Então, me divirto com meus 350 cavalos na pista”, disse Junior Reck, que ficou em terceiro no sábado e venceu no domingo em Curitiba.
Antes de estrear na Stock Car V8 Light, Junior Reck participou de provas de Autocross e conquistou o Campeonato Brasileiro em 2000.
“Me adaptei rapidamente ao carro da Stock. No Autocross o piloto tem de ser versátil para correr no terreno acidentado. Isso fez com que eu me acostumasse a qualquer carro”, disse o piloto de 23 anos.
Nesta temporada o motor 6 cilindros do Stock Light foi substituído pelo mesmo propulsor V8 dos principais e mais cobiçados carros de Turismo do Brasil. A potência é a mesma das outras temporadas: 350 cavalos contra 450 HP da Stock Car V8. Preparados pela empresa ZF, os motores da Light sofreram outras pequenas e necessárias modificações técnicas sempre com o objetivo de manter a performance e reduzir os custos. Outra importante alteração foi a troca do álcool, usado na temporada passada, pela gasolina.
“É complicado porque você tem de ficar de olho no conta giros a todo momento, pois o motor corta em 5.550 rotações por minuto”, finalizou numa comparação ao autocross, que dificilmente atinge o limite de giros do motor.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.