No fim da última semana foi decidido que as corridas da Stock Car V8 e da Stock Car V8 Light serão disputadas no anel externo do Autódromo de Brasília, a partir desta sexta-feira. Isso muda as coisas para os competidores. E para Daniel Landi significa desafio dobrado. Estreante da Stock Light, será a primeira vez que correrá em Brasília com um carro de turismo, e a primeira vez naquele anel externo. No circuito misto, ele tem experiência com os carros da Fórmula 3 Sul-Americana.
“É uma pena. Acho que belas disputas seriam vistas no traçado misto, que oferece condições de ultrapassagens. No anel externo, muda praticamente tudo, acerto, forma de guiar, estratégia. Mas eu e minha equipe já estamos preparados”, comenta Daniel Landi (Ituran/Avenir/DGABC/Peugeot Finance/Primeiramão/UCR Rolamentos), que corre pela Carreira Motorsport.
O anel externo de Brasília tem quatro curvas para a direita, o que acentua problemas com pneus decorrentes da alta abrasividade do asfalto daquele circuito. “Os pneus do lado esquerdo do carro se desgastarão muito mais”, diz o piloto. “Será uma corrida muito diferente do que seria no circuito misto, que eu adoro, por causa do traçado. As voltas serão bem mais rápidas e o ritmo mais acelerado.”
A realização das provas no circuito externo de Brasília aumenta ainda mais a tendência de aguerrida competitividade do campeonato da Stock Car V8 Light, dado que esta será a penúltima rodada dupla da temporada e é pequena diferença de pontos entre o segundo colocado, Reck Jr. (196), o terceiro, Daniel Landi (193), e o quarto, Fábio Carreira (187). Reck Jr. e Carreira alimentam esperança na briga pelo título com o líder Diogo Pachenki (263 pontos), e Daniel Landi tem chances matemáticas.
Mas, realista, foca a disputa do vice-campeonato. Briga em que também está Vicente Siciliano, quinto colocado, 160 pontos. No fim da temporada, todos descartarão seus quatro piores resultados após as 18 provas, fator que amplia a expectativa pelo resultado final.
Para completar o cenário de fortalecimento da Stock Car V8 Light, categoria de acesso à Stock Car V8, a mais vigorosa categoria do automobilismo brasileiro, nas últimas provas o grid ganhou novos e bons pilotos, que devem ajudar a esquentar a disputa em Brasília.
“Tudo isso junto é excelente. É bom correr numa categoria com adversários fortes e enfrentar desafios nas provas. Valoriza muito mais o nosso trabalho”, conclui Daniel Landi, que em 14 corridas tem sete pódios – cinco segundos e dois terceiros lugares. Seu objetivo em Brasília é voltar ao pódio, como nas últimas provas, no Rio, e perseguir a primeira vitória na categoria.