Vencer a etapa de Caruaru, em Pernambuco, é a meta do piloto paranaense Emerson Duda (Resibril / ICD Coatings), de 25 anos, para continuar vivo na disputa pelo título da temporada 2003 da Copa BR Petrobras Pick-up Racing – primeira categoria do mundo a utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível. É com este pensamento que o atual Vice-Campeão da categoria entra na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna neste fim de semana (16 e 17/08), para a disputa da quarta etapa do Campeonato. As movimentações no autódromo começam sábado com os treinos oficiais e a tomada de tempo que define o grid de largada. Duda, que corre na equipe paranaense Hobby Car, desembarca em Caruaru amanhã.
Segundo Duda, a equipe vai trabalhar intensamente durante os treinos livres de sábado para acertar a pick-up para as condições da pista caruaruense. “A pista é bem travada, com poucos pontos de ultrapassem. Largar na frente é fundamental para conquistar a vitória. Felizmente estamos encontrando o acerto ideal na minha pick-up e a expectativa para a prova é excelente. Dessa vez, a briga lá na frente vai ser diferente”, comenta. Duda lembra também que a alta temperatura no agreste nordestino será um adversário a mais para os pilotos.
A programação oficial para a quarta etapa começa apenas no sábado, com três treinos livres. Ainda no sábado, os pilotos entram na pista para a tomada de tempo que define as posições no grid de largada. Cada piloto tem três voltas para tentar sua melhor classificação. No domingo acontece um warm-up (treino de aquecimento) e às 14 horas tem inicio a corrida, com 40 minutos de duração e pit-stop obrigatório para a liberação do segundo cilindro de GNV.
A Copa BR Petrobras Pick-up Racing é um Campeonato multimarcas. Os pilotos correm com modelos Ford Ranger, Chevrolet S-10 e Dodge Dakota. A categoria surgiu em 2001 e desde a temporada 2002 utiliza o famoso GNV como combustível. Somando 27 pontos na classificação, Duda ocupa a terceira colocação na competição.